10 curiosidades sobre aviões – Flight
 

10 curiosidades sobre aviões

10 curiosidades sobre aviões

Muitos viajantes ao embarcarem em um avião, principalmente aqueles que já o fazem com frequência, podem nem se dar conta das muitas peculiaridades que envolvem uma experiência aérea. Como, por exemplo, o motivo pelo qual o avião é sempre branco ou como ele é capaz de seguir planando mesmo se os motores pararem… Conheça essas e outras no artigo a seguir sobre as 10 principais curiosidades sobre aviões.

10 curiosidades sobre aviões

 

1. Por que os aviões são brancos?

Você alguma vez pensou sobre isso? A escolha da cor é baseada em uma série de fatores: primeiro porque isso deixa a aeronave mais leve, afinal, quanto mais clara a cor, menos camadas de tintas são necessárias. Além disso, a cor facilita o trabalho dos mecânicos na hora de identificar problemas como corrosão e vazamentos.

Ainda que a cor branca predomine nas aeronaves, temos visto recentemente algumas exceções, com aviões temáticos como o dos personagens Chico Bento (Gol) e Pateta (Azul) como uma forma de homenagear destinos turísticos e a cultura de algumas regiões do Brasil e de outros países. Vale ressaltar que apesar de passarem por outro tipo de pintura e adesivagem, a segurança dessas aeronaves não sofre qualquer prejuízo. 

 

2. Falha ou perda de motor

Os aviões são planadores. Assim, ainda que um ou mais motores falhem, a aeronave não irá despencar e seguirá planando lentamente, mesmo que essa medida resulte em um gasto maior de combustível e reduza a distância que o avião seria capaz de percorrer. 

Isso é possível devido ao design aerodinâmico dos aviões, que permite que eles continuem a voar, dando aos pilotos tempo para avaliar a situação e tomar as medidas necessárias.

 

3. Pilotos e copilotos têm refeições diferentes

Essa medida é uma forma de prevenir que ambos tenham intoxicações alimentares ao mesmo tempo. Caso um dos pilotos consuma algum alimento contaminado, o outro continuará em condições de conduzir a aeronave em segurança.  

 

4. O “buraquinho” na janela é para a sua segurança

Se você pensava que aquele orifício na janela do passageiro era inútil ou uma falha de projeto, saiba que ele tem a importante função de equilibrar a pressão entre o interior da cabine e o ar externo. O pequeno buraco também libera umidade, impedindo que a formação de gelo bloqueie a visão dos passageiros.

 

5.Tripulação simpática

Já notou que a equipe responsável por recepcionar os passageiros na aeronave é sempre sorridente? Isso acontece porque os comissários têm como função manter os passageiros calmos durante a viagem. Ainda que ocorram imprevistos, eles são responsáveis por garantir a tranquilidade durante o voo.

 

6. A área da cauda é a mais segura

Dados da Junta Nacional de Segurança no Transporte dos EUA, que investigou acidentes aéreos desde 1971, apontaram que passageiros que estavam sentados na parte de trás tinham 69% a mais de chance de sobrevivência. Apesar da estatística, tudo depende do tipo de acidente e onde a aeronave recebe o impacto.

 

7. Aviões atingidos por raios não são danificados

Você sabia que aviões são atingidos por raios quase que regularmente? Parece assustador, mas o fato é que mesmo que isso ocorra com frequência (estima-se que cada um dos 27 mil aviões comerciais espalhados pelo mundo, seja atingido ao menos uma vez por ano) não há nenhum risco para quem está voando.

As aeronaves modernas são projetadas para não sofrerem com os raios e a cada ocorrência, passam por revisões de segurança.

 

Leia também: 5 grandes mistérios da aviação

 

8. Luzes reduzidas durante pousos e decolagens

Nossos olhos adaptam-se a ambientes com pouca luz. Por isso, caso ocorra alguma emergência durante pousos e decolagens, os passageiros poderão enxergar rapidamente.  

 

9. Caixa-preta é laranja

Depois de um desastre aéreo, é comum que as equipes responsáveis pelas buscas procurem por este equipamento, fundamental para ajudar a esclarecer as causas do acidente. Na caixa preta existem dois principais componentes:

Cockpit voice (CVR), que grava todo o áudio captado na cabine de comando do avião.

Flight Data Recorder (FDR), que armazena todos os dados da aeronave durante o voo, como como altitude, velocidade, condições climáticas e etc.   

As caixas pretas mais avançadas chegam a armazenar até 25 horas de gravação de áudios e dados. Após esse período, são resetadas automaticamente.

 

10. Os maiores aviões do mundo

O maior avião até hoje foi o modelo russo Antonov An-225, que esteve no Brasil pela primeira vez em 2010, transportando cargas muito pesadas para as refinarias da Petrobras. O cargueiro possuía 84 metros de comprimento e 88 de envergadura. 

No último ano, a aeronave foi completamente desmontada pela estatal em razão dos danos sofridos por operações militares de combate na Ucrânia. 

Já o maior avião comercial é o Airbus-380, com capacidade para transportar até 853 pessoas.  

 


Agora que você conheceu algumas curiosidades sobre aviões, seu próximo voo com certeza será muito mais empolgante! Continue por dentro das principais notícias e curiosidades sobre aviação acessando o blog da Flight!