28 maio 5 grandes mistérios da aviação
Alguns acidentes aéreos são cercados por incertezas e até teorias da conspiração. Seja pela forma inexplicável como essas aeronaves desapareceram, seja pela dificuldade nas operações de busca. A verdade é que muitos mistérios da aviação permanecem até hoje sem resposta. Vamos conhecer a seguir 5 acidentes que mais tiveram repercussão!
5 grandes mistérios da aviação
Primeiro grande mistério da aviação
1937 – Pioneira na aviação, a norte-americana Amelia Earhart foi a primeira mulher a atravessar sozinha o oceano atlântico em voo, além de ser uma das principais feministas de sua época.
No ano de 1937, Amelia se preparava para uma nova façanha: ser a primeira mulher a dar a volta ao mundo, voando próximo à linha do Equador. Mas quando estava perto da ilha Howland, o bimotor Lockheed Electra em que viajava Amelia e também seu co-piloto Fred Noonan, desapareceu e nunca foi encontrado.
Leia também: 5 mulheres importantes na história da aviação
Segundo grande mistério da aviação
1942 – O avião de combate britânico P-40 Kittyhaw caiu nas areias do Saara e a aeronave foi considerada desaparecida. O que ninguém esperava era que, 70 anos após o acidente, um trabalhador da indústria petrolífera encontraria o avião curiosamente bem preservado, ainda com asas, cauda, fuselagem e instrumento do cockpit praticamente intactos.
Terceiro grande mistério da aviação
1945 – O desaparecimento de bombardeiros americanos tornou-se um dos mistérios mais conhecidos na história da aviação. Algumas aeronavas sumiram em pleno voo na região onde fica localizado o triângulo imaginário entre as ilhas das Bermudas, Flórida e Porto Rico, durante uma missão de treinamento.
Após cerca de uma hora e meia de voo, as tripulações que participavam do treinamento começaram a relatar problemas na orientação das aeronaves e falhas para identificar pontos de referências. Há relatos registrados até de que as bússolas pararam de funcionar. Logo depois, a conexão com as aeronaves foi interrompida e os aviões desapareceram para sempre.
Outra observação importante sobre este caso é que durante as missões de busca para localização, um dos aviões de resgate também desapareceu misteriosamente.
Esse incidente deu origem às lendas do Triângulo das Bermudas, que apontam a ocorrência de vários novos eventos misteriosos depois disso.
Quarto grande mistério da aviação
1947 – Um Avro Lancastrian (avião de passageiros baseado no bombardeiro Lancaster, usado na Segunda Guerra Mundial) saiu de Buenos Aires com destino à Santiago do Chile.
A viagem seguia bem, até que o piloto alertou a torre de comando sobre as condições climáticas desfavoráveis e que, devido a uma tempestade, ele decidira passar a 8.000 metros.
Cerca de quatro minutos antes do horário previsto para pouso em Santiago, o piloto comunicou sua chegada, mas o avião nunca pousou em seu destino.
O mistério seria desvendado 53 anos depois. Quando em janeiro de 2000, um grupo de alpinistas encontrou, no morro Tupungato (na fronteira entre Argentina e Chile), os restos do avião e de sua tripulação. A aeronave estava na pista desde 1998 e após o derretimento de uma geleira teve seus vestígios trazidos à tona.
Quinto grande mistério da aviação
2014 – Um dos mais recentes e que mobilizaram equipes de resgate foi o desaparecimento do voo MH370, da Malaysia Airlines. O Boing 777 sumiu duas horas após a decolagem de Kuala Lumpur, capital da Malásia a caminho de Pequim, na China. Estavam na aeronave 239 pessoas, entre passageiros e tripulação.
Durante semanas, diversas buscas foram realizadas e mais de dez países se envolveram diretamente, cedendo navios, aviões, satélites e suas equipes de resgate. Até que as autoridades da Malásia anunciaram oficialmente que a aeronave havia caído no Oceano Índico, sem sobreviventes.
Embora nem a aeronave e nem os corpos dos passageiros tenham sido localizados, fragmentos de diferentes partes do avião foram encontrados em pelo menos seis países.
Leia também: 3 curiosidades que você nunca imaginou sobre aeronaves
Gostou de conhecer a história dos grandes mistérios da aviação? Aproveite e acesse o blog da Flight.
Lá você fica por dentro das principais notícias e curiosidades sobre o assunto.