3 Curiosidades que você nunca imaginou sobre aeronaves – Flight
 

3 Curiosidades que você nunca imaginou sobre aeronaves

Será que um avião anda de ré? Precisa de chave para ligar? E quando chove, ele tem limpador de para-brisa igual um carro? Continue lendo para descobrir as respostas!

Será que um avião anda de ré? Precisa de chave para ligar? E quando chove, ele tem limpador de para-brisa igual um carro? Continue lendo para descobrir as respostas!

3 Curiosidades que você nunca imaginou sobre aeronaves

Limpador de para-brisa e chave de ignição são algumas das características de automóveis comuns que podem ser encontradas em aeronaves. Entenda como funciona.

No universo da aviação, existem algumas dúvidas e questões sobre o funcionamento das aeronaves, principalmente se elas possuem as mesmas funções que um automóvel comum, por exemplo. Afinal, já parou para pensar se é possível que um avião ande de ré? Ou se possui limpador de para-brisa? E chave para dar partida? Confira, no texto de hoje, a resposta para tais curiosidades.

 

É possível que uma aeronave ande de ré?

Sim, é possível. Na verdade, os aviões não possuem uma marcha à ré, mas conseguem se movimentar para trás a partir do uso reverso dos motores, os quais formam uma concha em sua parte traseira e inverte a direção do fluxo de ar.

Enquanto a aeronave está parada no chão, o piloto pode acionar o reverso e aplicar potência nos motores. O ar que dá impulso ao deslocamento do avião será direcionado para frente e, logo, a aeronave se movimentará para trás, em um sentido contrário.

Contudo, a força dos motores gera muito barulho e produz um elevado nível de poluição no ar, aumentando também as chances de, caso tenha algum detrito na pista, este ser jogado para a parte interna do motor, podendo causar até mesmo acidentes aéreos.

Aviões possuem limpador de para-brisa?

Possuem, e sua presença nas aeronaves é essencial! Se quebrado ou ausente, o avião não pode decolar. Apesar dos inúmeros recursos de aproximação por instrumentos, a utilização do limpador de para-brisa não deixa de ser importante para os dias chuvosos.

Em um Boeing 737, por exemplo, os limpadores apresentam três configurações que variam de acordo com a quantidade de água presente nos vidros: intervalada (6 a 7 varreduras por minuto), baixa (160 varreduras) e alta (250 varreduras).

Aviões precisam de chave para ligar?

Sim e não. Em aviões de pequeno porte, há a necessidade de chave para abrir as portas e dar partida no motor. Já em aviões comerciais, há um sistema para dar partidas, o qual necessita apenas de botões e o auxílio da pressão pneumática.

O motor auxiliar injeta ar para os motores principais, fazendo com que a turbina comece a girar e movimente as outras partes do motor. Com o aumento da rotação, o motor queima o combustível e gera a própria energia. Para isso, o piloto somente precisa acionar as bombas de combustível e hidráulicas, além do sistema de partida.

A aviação possui algumas singularidades importantes para o funcionamento correto e saudável das aeronaves. Para mais informações e curiosidades sobre esse universo, confira os outros posts do Blog da Flight Consultoria.