Zona de Proteção de Heliponto: o que você precisa saber? – Flight
 

Zona de Proteção de Heliponto: o que você precisa saber?

Uma das funções do PBZPH é garantir a segurança de pilotos, passageiros e pessoas que estejam nas áreas próximas ao heliponto.

Uma das funções do PBZPH é garantir a segurança de pilotos, passageiros e pessoas que estejam nas áreas próximas ao heliponto.

Zona de Proteção de Heliponto: o que você precisa saber?

O Plano Básico da Zona de Proteção de Helipontos garante mais segurança na operação desses empreendimentos. Saiba como realizar o PBZPH.

se trata da operação de helipontos. Como muitos estão localizados em áreas de grande adensamento populacional e alto interesse imobiliário, é preciso adotar algumas medidas com o objetivo de evitar acidentes. Uma dessas medidas é a realização de um Plano Básico de Zona de Proteção de Helipontos (PBZPH).

O Plano Básico de Zona de Proteção de Helipontos, de forma simplificada, é uma avaliação do entorno. Trata-se de um estudo que aponta fatores capazes de tornar a operação do heliponto mais arriscada. Para que o heliponto opere com segurança é essencial que as superfícies de saída, na decolagem ou aproximação do pouso, não contem com interferências. No post de hoje, esclarecemos mais sobre o Plano Básico de Zona de Proteção de Helipontos (PBZPH) e  o conceito de Zona de Proteção de Heliponto.

O que é uma Zona de Proteção de Heliponto?

Assim como qualquer aeródromo, os helipontos também contam com uma área de entorno sujeita à determinadas restrições. Seja para aterrissar, seja para pousar, o piloto deve realizar uma série de manobras mesmo há quilômetros do heliponto. Justamente por isso, é preciso ter uma área de entorno livre de determinados tipos de edificações ou intervenções.

Esse tipo de medida de segurança, permite que as manobras de navegação que são realizadas tanto no solo quanto no espaço aéreo sejam mais seguras.

Todo heliponto devem possuir um PBZPH.

Todo heliponto devem possuir um PBZPH.

O Plano Básico de Zona de Proteção de Heliponto (PBZPH)

A instalação de todo heliponto deve contar com um Plano Básico de Zona de Proteção de Heliponto (PBZPH). Esse estudo é uma exigência da legislação e nada mais é do que um mapeamento da área de entorno do heliponto, que aponta uma série de restrições para as edificações que ocupam ou podem ocupar essa área.

Essa área é delimitada por superfícies imaginárias que são traçadas em um mapa tridimensional. Tais superfícies são denominadas de:

Superfície de aproximação e saída

Trata-se de uma área que contempla desde a área de pouso até atingir a altura de voo do helicóptero, ou até atingir 1200 metros do ponto inicial. As dimensões dessa área variam tanto com relação à área de pouso quanto a altitude de voo do helicóptero. No entanto, a largura deve respeitar 150 metros máximos, além de preservar a área livre de obstáculos.

Superfície de transição

Essa área contempla desde a área de pouso até 30 metros de altura. As dimensões podem variar de acordo com a área de pouso.

Superfície de Aproximação e Saída em Curva

Essa superfície mapeia todos os obstáculos que já estão no local. A aprovação dessa área irá depender da natureza dos obstáculos no entorno e sempre considera a segurança das operações impedindo manobras arriscadas.

Apresentação do Plano Básico de Zona de Proteção de Heliponto

Para que o heliponto opere é essencial a aprovação do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo). Esse órgão tem competência para autorizar a instalação e operação de aeródromos e helipontos.

Além do desenho tridimensional, o PBZPH deve conter uma descrição de todos os objetos e edificações do entorno que ultrapassam os limites de segurança. Todos os critérios e exigências para a apresentação do PBZPH estão previstos na legislação.

Para que a regularização do heliponto seja ágil é essencial que a apresentação do PBZPH atenda todos os critérios previstos na lei. A falha ou não atendimento dessas diretrizes pode atrasar o processo de aprovação e, consequentemente, toda a operação do heliponto.

Como a elaboração do PBZPH e todo o processo de aprovação é um procedimento que requer conhecimentos específicos, o ideal é contratar uma consultoria aeronáutica que realize o acompanhamento e toda a elaboração do Plano.

A Zona de Proteção de Heliponto é uma área ligada à segurança das operações. Por isso, a operação de qualquer heliponto sem a delimitação da área e apresentação do PBZPH pode ser suspensa.

Você sabia o que é a Zona de Proteção de Heliponto? Conheça nossos serviços de elaboração de Plano Básico e saiba como garantir a regularidade do seu heliponto com maior rapidez e segurança.