
21 fev Vale a pena ter um heliponto na minha empresa?
Vale a pena ter um heliponto na minha empresa?
A mobilidade e a otimização do tempo são dois aspectos essenciais para empresas que lidam com deslocamentos constantes de seus executivos, clientes ou operações logísticas.
Principalmente quando consideramos empresas com operação multi-cidade ou que em cidades com engarrafamento intenso, contar com um heliponto pode representar uma comodidade e uma vantagem competitiva significativa.
Mas antes de considerar esse investimento, é necessário avaliar fatores técnicos, regulatórios e financeiros para garantir a viabilidade e o retorno esperado.
A Flight traz os principais fatores para refletirmos. Confira!
Frequência de uso e demanda
A instalação de um heliponto deve ser baseada em uma análise criteriosa da demanda. Sua empresa utiliza helicópteros com certa frequência?
Se a resposta é sim, ter um heliponto próprio pode otimizar deslocamentos e aumentar a eficiência operacional. Por outro lado, se o uso for esporádico, a locação de helipontos próximos pode ser uma alternativa mais econômica.
Localização e viabilidade técnica
Nem todo edifício ou terreno podem comportar um heliponto. A viabilidade técnica depende de uma série de fatores, entre eles:
- Espaço mínimo exigido,
- Altura dos OPEAs (Objetos Projetados no Espaço Aéreo) nas imediações,
- Atendimento das exigências do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).
Para tanto, são necessários estudos rigorosos que só podem ser realizados por empresas especializadas.
Leia também: Quais OPEAs precisam de autorização?
Regulamentação e licenciamento
Todas as etapas para implementação de um heliponto (desde a idealização do projeto, construção do empreendimento até suas operações) exigem a aprovação de normas preestabelecidas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e pelo DECEA, além de eventuais exigências de órgãos ambientais e municipais.
Custos para construção e manutenção
Os custos, sejam de construção ou manutenção, podem variar de acordo com o tipo de heliponto.
Por exemplo, estruturas no solo podem ser economicamente mais viáveis, porém, demandam um espaço mais amplo. Já helipontos elevados, instalados sobre edifícios, exigem menos espaço, mas contam com uma estrutura e estudos técnicos específicos.
Já os helipontos para operações offshore, ou seja, feitas no mar, longe de terra firme, demandam estruturas reforçadas e cuidados rigorosos.
Por isso, é importante ter em mente que para ter um heliponto, além do custo de construção, há despesas recorrentes com manutenções preventivas, seguro, inspeções periódicas e treinamentos para garantir a segurança nas operações.
Leia também: Por que ter um heliponto?
Então, será que vale a pena ter um heliponto?
É preciso avaliar a necessidade de ter um heliponto como um investimento estratégico, no caso de empresas que dependam do transporte aéreo recorrentes para otimizar tempo e logística.
Se você considera que a instalação de um heliponto pode facilitar as operações da sua empresa, a Flight Consultoria e Engenharia Aeronáutica possui a expertise necessária para todas as etapas do seu projeto, desde estudos de viabilidade, obtenção de licenças, até a implementação integral.
Entre em contato com nossa equipe e torne seu heliponto um verdadeiro diferencial competitivo para o seu negócio!