Segurança de voos: entenda como lasers e balões representam risco ao tráfego aéreo – Flight
 

Segurança de voos: entenda como lasers e balões representam risco ao tráfego aéreo

Garoto soltando balão de São João: um perigo para o tráfego aéreo brasileiro.

Garoto soltando balão de São João: um perigo para o tráfego aéreo brasileiro.

Segurança de voos: entenda como lasers e balões representam risco ao tráfego aéreo

Soltar balões e apontar aeronaves com canetas laser pode colocar em risco a segurança de voos. Saiba mais como essas brincadeiras podem gerar acidentes.

Muita gente não sabe, mas brincadeiras que parecem inofensivas podem colocar em risco a segurança de voos. É o caso de soltar balões e apontar canetas laser contra aeronaves. Além de perigosas, essas brincadeiras são criminosas e podem trazer consequências graves para quem as realiza. Saiba mais!

Balões não tripulados

Balões não tripulados, popularmente conhecidos como balões de São João, também representam riscos para a segurança de voos. Eles podem afetar a trajetória da aeronave e exigem que o piloto realize uma manobra evasiva, evitando assim a colisão. Nos casos mais graves, isto é, quando o balão colide com a aeronave, pode ocorrer o entupimento do sistema de navegação. Em situações como estas existe até o risco de queda.

Nas festas de São João e nas comemorações de final de ano é muito comum soltar balões transportando fogos de artifício. Porém, esse tipo de prática pode colocar em risco a segurança de voos e causar acidentes graves.

Canetas laser e segurança de voos

Caneta laser pode ofuscar a visão de pilotos e co-pilotos de aeronaves - colocando a vida de muitas pessoas em risco.

Caneta laser pode ofuscar a visão de pilotos e co-pilotos de aeronaves – colocando a vida de muitas pessoas em risco.

Brincar de apontar uma aeronave com uma caneta laser pode parecer algo inofensivo. No entanto, esse pequeno objeto representa riscos sérios para a segurança de voos. O raio laser emitido pode gerar a distração do piloto, além de causar o ofuscamento ou até a perda da visão temporariamente. Isso, naturalmente, coloca a segurança de toda a tripulação em perigo, sem mencionar o risco de queda.

Para quem está no chão, a brincadeira pode parecer divertida. Porém, para quem está em uma aeronave, a ação do laser é extremamente perigosa.

Brincadeira ou crime?

Soltar balões ou mesmo utilizar canetas laser para apontar aeronaves no céu pode parecer uma brincadeira. No entanto, essas práticas são consideradas criminosas. Segundo o Código Penal (art. 42) fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam causar incêndios geram pena de detenção de um a três anos ou multa. Da mesma forma, expor a perigo uma aeronave pode causar prisão de dois a cinco anos.

Hoje a Força Aérea através do Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) vem trabalhando para conscientizar crianças e adultos sobre o perigo dessas brincadeiras para a segurança de voos.