Qual será o futuro da aviação? – Flight
 

Qual será o futuro da aviação?

As inovações do mercado da aviação já estão sendo testadas - o futuro está chegando!

As inovações do mercado da aviação já estão sendo testadas - o futuro está chegando!

Qual será o futuro da aviação?

O futuro da aviação promete aviões mais eficientes e um transporte aéreo mais acessível. Veja o que empresas e startups do mercado prometem inovar.

Aviões mais rápidos e viagens mais acessíveis. Ao que tudo indica, o futuro da aviação usará a tecnologia de ponta para criar aeronaves mais eficientes e soluções para o transporte aéreo. Novas empresas e startups estão apostando na inovação para transformar problemas e questões do mercado da aviação em um novo modelo.

Já tratamos aqui no blog sobre as perspectivas para a aviação executiva em 2020. No post de hoje, contudo, vamos tratar sobre a aviação do futuro, suas perspectivas e projetos que prometem mudar o cenário do atual mercado. Confira!

Aviação supersônica

Utilizar a tecnologia para conquistar mais rapidez e eficiência é o que promete a aviação do futuro. Algumas empresas já apostam na construção de aeronaves comerciais e executivas que voam na velocidade acima do som. Empresas americanas como a Aerion Corporation e Boom Technologies já possuem projetos de pequenas aeronaves com capacidade para até 12 passageiros que pode chegar a uma velocidade de 1730 km/hora.

Táxi voador

Vahana - Táxi Voador da empresa Airbus. Imagem: Boone Rodriguez.

Vahana – Táxi Voador da empresa Airbus. Imagem: Boone Rodriguez.

Usar um aplicativo para pedir um helicóptero já é uma realidade em algumas das grandes cidades brasileiras. Para escapar do trânsito, alguns executivos já utilizam esse tipo de serviço que proporciona um transporte mais rápido e eficiente.

Na aviação do futuro, contudo, a tendência é que a mobilidade aérea se torne ainda mais acessível. Em 2018, o Vahana, o primeiro táxi voador criado pela empresa Airbus fez um voo inaugural. A aeronave, que é totalmente autônoma e elétrica é capaz de pousar e decolar na vertical e transportar apenas um passageiro.

Outras empresas como a Bell Nexus e até uma parceria entre a Embraer e a Uber apostam nessa mesma tendência. O objetivo é usar recursos tecnológicos de ponta para garantir mais acessibilidade ao transporte aéreo.

Motores que consomem menos combustível

O uso de combustíveis fósseis é uma questão para a aviação há algum tempo. Além de representarem custos, as emissões de carbono são um problema para o meio ambiente. Na aviação do futuro, no entanto, algumas soluções estão surgindo. Algumas empresas já estão investindo em aviões com motores híbridos que combinam os motores tradicionais com motores elétricos. Projetos como o E-fan X, da Airbus, são um exemplo do que podem ser esses novos modelos de avião.

Futuro da aviação e viagens mais baratas

A substituição dos motores que utilizam combustíveis fósseis pelos motores híbridos promete uma revolução nos preços das passagens. Hoje, o valor alto dos combustíveis impacta diretamente no preço das passagens. Na aviação do futuro, além de aviões mais rápidos e de um transporte mais eficiente, a acessibilidade também é uma promessa. A tendência é que seja mais fácil e mais barato voar no futuro.

Gostou de saber mais sobre a aviação do futuro? Veja também os quais equipamentos aeronáuticos e serviços da Flight Consultoria que ajudam você a voar!