28 jun Qual a importância dos helipontos em emergências médicas e resgates?
Qual a importância dos helipontos em emergências médicas e resgates?
É indiscutível o papel importante que os helipontos desempenham em resgates e emergências hospitalares.
Neste conteúdo da Flight Consultoria Aeronáutica, vamos entender de que maneira estas estruturas contribuem para a saúde pública e como o resgate aéreo vem se tornando cada vez mais frequente, sobretudo nas grandes cidades.
Leia o artigo na íntegra!
Qual a importância de helipontos em unidades hospitalares?
Infelizmente, a todo momento acompanhamos notícias sobre acidentes de trânsito, desastres naturais, desaparecimentos, entre outras fatalidades. E sabemos que o tempo, nesses casos, é um fator decisivo.
Por isso, muitos resgates e atendimentos pré-hospitalares só são bem-sucedidos graças à intervenção de helicópteros, equipados como verdadeiras UTIs aéreas para prestarem o socorro necessário às vítimas durante o tempo de deslocamento até os setores de emergência dos hospitais.
Números de helipontos são suficientes?
Os helipontos são estruturas imprescindíveis para garantirem um deslocamento com menos riscos e maior agilidade.
Por outro lado, de pouco adianta o investimento em helicópteros ultra equipados com sistemas de oxigênio, macas móveis e retráteis e equipes médicas especializadas para esse tipo de atendimento de prontidão, se as unidades hospitalares não contarem com helipontos para a recepção adequada de seus pacientes.
São Paulo, que abriga a maior frota de helicópteros do mundo, e disputa esse lugar diretamente com Nova York, conta com cerca de 200 helipontos espalhados pela capital. Muitos deles instalados em hospitais.
Embora o número de helipontos e helicópteros na cidade pareça expressivo (ainda que não haja um número oficial sobre a quantidade de helipontos localizados especificamente em hospitais), convém refletir se estão preparados para atender o alto número de ocorrências.
Um levantamento recente realizado pelo DATASUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde) apontou que causas externas como acidentes de trânsito, homicídios, quedas, afogamentos, entre outros, são responsáveis pelo óbito de dois terços da população.
Para suprir essas ocorrências, é necessário que a quantidade de helipontos seja suficiente, bem como o investimento em modernização dessas estruturas para que a chegada e saída de pacientes em estado de emergência se dê de forma segura e eficiente.
Como instalar helipontos para a área hospitalar
No setor hospitalar, um projeto aeronáutico para instalação de helipontos tem muitas especificidades. E é por isso que contar com uma empresa especializada é essencial!
Há quase dez anos no mercado, a Flight Consultoria Aeronáutica conta com uma equipe altamente qualificada e experiente em todas as etapas que envolvem a instalação de helipontos: documentação, construção e reforma.