Quais são as etapas de construção de um heliponto? – Flight
 

Quais são as etapas de construção de um heliponto?

Quais são as etapas de construção de um heliponto?

Sua empresa precisa de um heliponto, mas você não sabe bem por onde começar? Neste conteúdo da Flight Consultoria Aeronáutica você vai descobrir quais etapas envolvem a construção de um heliponto, os documentos necessários e os órgãos de regulamentação envolvidos. Confira!

Por que ter um heliponto?

Quando existe a necessidade de um transporte ágil e seguro, os helicópteros são a melhor alternativa. Por isso, muitos serviços privados podem se beneficiar de um heliponto, tais como: hospitais, torres empresariais, empresas, centros de treinamentos de esportes ou propriedades rurais.

Outra vantagem é que demandam áreas menores, podendo ser construídos sobre diversos locais. Isso porque como os helicópteros fazem pousos verticais, necessitam de muito menos espaço do que as pistas normalmente utilizadas por aviões.

Etapas para construção de um heliponto

Antes de dar início, é importante contar com uma consultoria aeronáutica, que poderá implementar todas as etapas do projeto. A seguir, vamos saber mais sobre o passo a passo desde a análise até o funcionamento de seu heliponto.

1ª etapa: Análise da área e Projeto Aeronáutico

Nesta etapa, é averiguada a viabilidade do projeto naquele local. São analisadas as possíveis interferências no espaço aéreo e definido o posicionamento de rampas de aproximação e saída do heliponto.

Após estudo da área, é elaborado o projeto aeronáutico de demarcação e balizamento luminoso, de acordo com a planta e com os ditames das Portarias.

 

2ª etapa: Entrada na aprovação do PBZPH

Após aprovação e autorização do cliente nos projetos apresentados, o primeiro passo é dar entrada na aprovação do PBZPHPlano Básico de Zona de Proteção do Heliponto. Um mapeamento que atende às exigências legais sobre as edificações que ficam no entorno da área do futuro heliponto.

Na sequência, o PBZPH e o restante da documentação são apresentados ao DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e ao ICA (Instituto de Cartografia Aeronáutica).

O prazo para análise e liberação é de 60 a 90 dias.

 

3° Etapa: Inscrição na ANAC e abertura ao tráfego 

Esta etapa só pode ser iniciada após a finalização da obra, seguindo as etapas abaixo listadas:

  • Recolhimento da ART de execução do Heliponto;
  • Preparação da documentação para notificação de término de obra para a ANAC (Portaria 1227/SIA de 30/07/2010);
  • Montagem de toda documentação para requerer a inscrição do heliponto no cadastro de aeródromos e a abertura ao tráfego aéreo;
  • Para solicitar a inscrição na ANAC o heliponto deve estar finalizado conforme projeto apresentado, seguindo todas as normas da ANAC e DECEA.
  • Prazo: 60 a 90 dias de análise na ANAC para inscrição do heliponto.

Obra do Heliponto

Para fazer a inscrição na ANAC, a obra já precisa estar finalizada. Por isso, a etapa de obras acontece em paralelo com a homologação. Abaixo descrevemos as etapas de implementação/obras do projeto de helipontos

1ª etapa: Implementação do projeto

Concedidas todas as liberações, finalmente é chegada a hora de colocar em prática a construção de seu heliponto. E para que seu projeto seja implantado de forma segura e eficiente, é fundamental contar com uma consultoria especializada.

No mercado há quase dez anos, a Flight Consultoria Aeronáutica é uma empresa especializada em todas as etapas de construção de helipontos, desde:

  • Estudos sobre a viabilidade na área;
  • Desenvolvimento de projetos aeronáuticos;
  • Levantamento e acompanhamento da documentação junto aos órgãos de regulamentação e fiscalização das atividades de aviação civil ;
  • Construção de helipontos e instalação de equipamentos aeronáuticos.

Entre em contato conosco. Será um prazer atender seu projeto!