17 ago Primeiro aeroporto executivo do Brasil é inaugurado em São Paulo
O Brasil tem aumentado, nos últimos anos, a quantidade de capital para investir em aeroportos. O resultado disso você verá no texto de hoje!
A aviação executiva nacional tem crescido consideravelmente nos últimos anos, principalmente com todo o capital financeiro que vem sendo investido, o qual alimenta fortemente o setor. Neste contexto, recentemente foi inaugurado, em São Paulo, o “São Paulo Catarina Aeroporto Executivo”, localizado em São Roque, cerca de 70 km da capital paulista e que traz consigo inúmeras promessas de inovação para o ramo.
Para se ter ideia, foram mais de 600 milhões de reais investidos em uma infraestrutura completa, bem como a utilização de tecnologia de ponta que assegura todo o suporte necessário na ampliação da aviação executiva no país.
Como será a operação do São Paulo Catarina Aeroporto Executivo?
São mais de 2 milhões de metros quadrados de área, 50 mil metros quadrados de hangares construídos e uma pista de pouso com 2.470 metros de comprimento e 45 metros de largura — tamanho consideravelmente maior se comparado com a pista do Aeroporto de Congonhas, um dos maiores do país, o qual possui 1.940 metros de comprimento.
Com números bastante expressivos e a autorização da ANAC para iniciar suas operações, o aeroporto já se encontra pronto para receber alguns dos maiores jatos executivos do mundo, como o Embraer Lineage 1000, o Gulfstream G650 e G550, o Bombardier Global 6000 e o Dassault Falcon 8X.
Além da enorme pista de pouso, o aeroporto conta também com um heliponto, o qual permite conexões rápidas com o centro de São Paulo: voos com uma média de 15 minutos de duração.
O terminal do São Paulo Catarina Executivo poderá operar 24 horas por dia, com controle de tráfego aéreo próprio e operação por instrumento de precisão, o que proporcionará aos usuários voos sem escalas para destinos como Estados Unidos e Europa.
Todos esses dados garantem ao aeroporto o importante título de um dos principais destinos para a aviação particular no país, já que facilita o dia a dia de pessoas que procuram o Brasil para tratar de negócios e até mesmo viagens de importantes líderes de Estado, que agora possuem um local com toda a segurança e infraestrutura necessárias para seus encontros profissionais.
Ampliação do setor busca por novos profissionais
O avanço da aviação executiva no país, bem como o investimento de empresas internacionais e o crescimento acelerado da demanda estão gerando, cada vez mais, vagas para profissionais qualificados que preencherão o mercado de trabalho — a empresa suíça Zurich Airport, por exemplo, aplicou cerca de 570 milhões de reais na construção do novo aeroporto de Florianópolis, inaugurado em outubro do ano passado. Agora é um bom momento para crescer junto com o setor!
Se você gostou de saber sobre o primeiro aeroporto executivo inaugurado no país, também poderá se interessar por como será o futuro da aviação.