Por que as janelas dos aviões são arredondadas e possuem furinhos? – Flight
 

Por que as janelas dos aviões são arredondadas e possuem furinhos?

Todos os detalhes de uma aeronave são calculados para que haja mais segurança durante o voo, inclusive o formato e materiais das janelas.

Todos os detalhes de uma aeronave são calculados para que haja mais segurança durante o voo, inclusive o formato e materiais das janelas.

Por que as janelas dos aviões são arredondadas e possuem furinhos?

Entenda a importância das aeronaves terem as suas janelas estrategicamente desenhadas: do formato arredondado à presença de furos nos vidros – há um motivo para cada um desses detalhes.

Você já reparou que diferente de janelas convencionais, como de automóveis, por exemplo, as janelas dos aviões são arredondadas? E aqueles pequenos furos nos vidros das aeronaves, já notou? Há uma razão científica para tais peculiaridades e nada tem a ver com questões de estética e estilo.

A grosso modo, isso ocorre por conta dos diferentes picos de pressão no momento em que a aeronave está no ar e por isso, janelas quadradas ou retangulares seriam quebradas com mais facilidade, podendo colocar em risco a vida de todos que estão no avião. Confira abaixo com mais detalhes como tudo isso funciona.

Janelas arredondadas

As janelas dos aviões são arredondadas para minimizar as chances de trincas. Veja a seguir como isso é possível!

As janelas dos aviões são arredondadas para minimizar as chances de trincas. Veja a seguir como isso é possível!

É tudo uma questão de física! Em janelas quadradas, a pressão tanto interna quanto externa que variam de acordo com a altitude —, mesmo que distribuída de forma uniforme pela aeronave, tende a se concentrar mais nas extremidades, ou seja, nos cantos das janelas, os quais se tornam as partes mais frágeis. Dessa forma, podem gerar pequenas trincas no vidro, que por sua vez, causam graves acidentes aéreos.

Já as janelas arredondadas ou ovais disseminam melhor as pressões interna e externa e justamente por não possuírem extremidades, não oferecem grandes riscos. São estruturas mais fortes e resistem melhor às deformações físicas, sendo indicadas para casos em que ocorrem alterações extremas da pressão de ar.

Mas, nem sempre foi assim. Entre os anos 40 e 50, ainda eram utilizadas as janelas de formato quadrado que, por conta das trincas profundas que iam se abrindo, faziam com que os aviões entrassem em um grande colapso, chegando até mesmo a explodir, ocasionando acidentes.

Furinhos nos vidros

Talvez você não tenha reparado, pois os furos realmente são bem pequenos. Mas, sua presença nos vidros é tão importante quanto a necessidade de as janelas serem arredondadas, já que eles estão ali também para contribuir com a pressão do ar nas aeronaves.

Geralmente as janelas possuem de duas a três camadas de vidro, sendo que a primeira, do lado de fora, protege o avião e os passageiros de qualquer anormalidade que possa existir no ambiente externo. Já a do meio é a que carrega os furinhos, os quais servem para compensar a pressão presente entre os três vidros, principalmente caso ocorra algum problema com o revestimento exterior. E por último, a parte interna, a qual é feita de uma variedade de acrílico, está ali apenas para reforçar as demais.

A ausência dos furos poderia causar uma diferença de pressão e, caso acontecesse algum problema com o vidro de fora, a camada do meio poderia até mesmo trincar.

Outro motivo para a existência dos furos é por uma questão de umidade. Fatores externos, como diferentes tipos de clima, e fatores internos, como pessoas respirando o mesmo ar dentro de um local fechado, fazem com que o acrílico possa embaçar. Os furos ajudam a desembaçar a janela.

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