Pista de Pouso é considerada um Aeródromo? – Flight
 

Pista de Pouso é considerada um Aeródromo?

Há diferenças essenciais para que uma pista de pouso passe a ser considerada um aeródromo. A pavimentação, como na imagem, é uma delas.

Há diferenças essenciais para que uma pista de pouso passe a ser considerada um aeródromo. A pavimentação, como na imagem, é uma delas.

Pista de Pouso é considerada um Aeródromo?

A resposta para tal pergunta pode ser um tanto quanto complexa, já que segundo a Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), uma pista de pouso pode ser estabelecida como uma “área retangular em um Aeródromo terrestre preparado para o pouso e decolagem de aeronaves”.

Contudo, nem toda pista de pouso deve ser considerada um Aeródromo. Para ser reconhecida como tal, a mesma precisa ser pavimentada e cadastrada junto aos órgãos de controle. Pistas de pouso não pavimentadas e não cadastradas podem atuar somente em operações aeroagrícolas e estão restritas a receber pousos e decolagens somente de aeronaves leves – nesse caso elas são pistas de pouso, mas não são Aeródromos.

É importante lembrar que nos casos daquelas que não são pavimentadas, feitas de terra, por exemplo, deve-se tomar cuidado em relação à quantidade de carga e peso que as mesmas suportam, já que, por serem feitas de materiais não tão resistentes, o solo pode deformar-se ou até mesmo ceder.

Assim, pistas não pavimentadas estão restritas a receber pousos e decolagens somente de aeronaves leves, com tamanhos reduzidos, e são utilizadas principalmente pelo setor do agronegócio brasileiro.

Já as que são pavimentadas, cuja espessura da cobertura se estende de 25 a 130 cm (a ser definido conforme o peso que se pretende utilizar sobre ela) oferecem maiores possibilidades para seus proprietários, pois suportam cargas maiores e fornecem mais segurança aos profissionais e indivíduos que frequentam ou estão ao redor do local.

Enquanto pistas de pouso não pavimentadas e não cadastradas estão autorizadas a serem utilizadas somente para operações aeroagrícolas (de uso temporário e restrito à atividade aérea de fomento à agricultura), caso haja balizamento noturno e homologação da pista como um Aeródromo junto à ANAC, o uso de sua pista de pouso também poderá ser ampliado: poderá ser utilizada para voos diurnos e noturnos, transportando cargas ou passageiros, com aeronaves leves ou de portes maiores.

Sabendo disso, você pode estar se perguntando “se uma pista de pouso pode ser considerada um Aeródromo, então todo aeroporto também pode ser considerado um Aeródromo, já que possui pista de pouso?

Para entender, vamos as seguintes classificações:

 

Aeródromo é o nome dado a toda e qualquer área destinada a pouso, decolagem e movimentação de aeronaves, podendo estar em meio terrestre ou mesmo aquático. Para que uma área seja considerada um Aeródromo, é preciso existir uma pista de pouso e decolagem com os requisitos técnicos mínimos exigidos pelas autoridades reguladoras.

 

Aeroporto é o nome utilizado quando se faz referência a um Aeródromo que, além da pista, também ofereça instalações, infraestrutura e pessoal para o embarque e desembarque em aeronaves de pessoas e cargas, como o terminal de passageiros, por exemplo.

 

Ou seja, todo aeroporto é necessariamente um Aeródromo. Mas nem todo Aeródromo é um aeroporto.