Orientação no espaço aéreo: como pilotos sabem por onde voar? – Flight
 

Orientação no espaço aéreo: como pilotos sabem por onde voar?

Veja a seguir como um piloto se orienta durante o voo.

Veja a seguir como um piloto se orienta durante o voo.

Orientação no espaço aéreo: como pilotos sabem por onde voar?

Descubra como os pilotos sabem por onde voar. Conheça as regras para orientação no espaço aéreo e quais instrumentos pilotos podem utilizar.

Se não existem ruas no céu, como pilotos sabem por onde voar exatamente?”. A pergunta é curiosa e chama a atenção principalmente daqueles que não estão próximos do dia a dia da aviação. A orientação no espaço aéreo conta com algumas regras que requerem preparo e planejamento do piloto que conduz qualquer tipo de aeronave. No post de hoje, vamos explicar como funcionam as regras de orientação no espaço aéreo e quais são os principais instrumentos utilizados por pilotos. Confira!

Como funciona a orientação no espaço aéreo?

De forma simplificada, sempre que um avião sobrevoa um espaço aéreo controlado, ele deve seguir algumas rotas previamente estabelecidas. Essas rotas podem ser seguidas de forma visual ou por instrumento de navegação. 

Sempre que o voo é realizado por instrumento de navegação, o piloto segue rotas específicas, também chamadas de aerovias. Essas rotas são como ruas, que ficam delimitadas em cartas aeronáuticas e oferecem a orientação no espaço aéreo para o piloto. Assim, antes mesmo de levantar voo, o piloto deve se planejar, verificando essas aerovias e as demais orientações para o seu trecho. 

Vale destacar que, entre as aerovias existem pontos de intersecção que permitem que a aeronave se mova de uma aerovia para outra. Para fazer a manobra, no entanto, o piloto deve se comunicar com o órgão de controle do tráfego aéreo. Além de evitar colisões, esse tipo de controle também pode oferecer ao piloto alternativas de rota que tornem o voo mais direto. 

Voo visual 

Aeronaves de menor porte voam em altitudes menores, ou seja, fora do espaço aéreo controlado. Esse espaço, também chamado de “espaço golf”, possui somente o serviço de informação de voo. Isso significa que as próprias aeronaves que estão voando nessas áreas se comunicam diretamente. 

No entanto, em alguns casos onde o espaço aéreo não controlado possui um grande tráfego de aeronaves, existem também alguns corredores obrigatórios (rotas especiais de aeronaves) e aerovias sugeridas as quais o piloto deve passar.

O avanço da tecnologia foi um grande facilitador para os pilotos se localizarem no espaço aéreo.

O avanço da tecnologia foi um grande facilitador para os pilotos se localizarem no espaço aéreo.

 

Waze aéreo

Pilotar nos dias de hoje é muito mais fácil! Com o avanço da tecnologia, praticamente todo avião conta com instrumentos modernos de navegação que auxiliam na orientação no espaço aéreo. Essas ferramentas lembram muito o funcionamento do aplicativo Waze, porém, com a diferença de que aqui não existem ruas, mas sim o próprio espaço aéreo.

A orientação por cartas aeronáuticas também é possível. Para esse tipo de navegação, no entanto, o piloto deve ter conhecimento acerca dos pontos de notificação e qual o rumo magnético a ser seguido. Os pontos de notificação podem ser visuais, ou seja, durante o voo o piloto consegue enxergar o ponto no solo.

A navegação por rádio, através dos sistemas de VOR ou ADF, também são uma alternativa. Usando a comunicação via antenas de transmissão localizadas em determinados pontos, o piloto consegue as orientações sobre quais rotas seguir. Apesar do avanço da tecnologia, o VOR ainda é utilizado por diversos pilotos.

Você já sabia como funcionam as orientações no espaço aéreo? Confira também equipamentos aeronáuticos e serviços da Flight Consultoria.