Os órgãos reguladores garantem que sua construção não terá interferência no correto funcionamento do espaço aéreo brasileiro.
20 mar Obtenção de Licenças para Helipontos
A partir do momento em que se deseja realizar a construção de um heliponto ou aeródromo, é importante entrar em contato com uma boa empresa, capacitada para, além da parte técnica da construção, dar início aos documentos responsáveis por garantir que esse heliponto/aeródromo possa ser utilizado para pousos e decolagens quando ficar pronto.
Ao contrário do que se costuma imaginar, ter o heliponto não garante que qualquer helicóptero poderá aterrissar em seu imóvel. Existe um conjunto de orientações e restrições estabelecidos pelo Comando da Aeronáutica (COMAR) que deve ser seguido para que a construção seja aprovada: os chamados Planos Básicos (PBZPH e PBZPA).
Um dos serviços oferecidos pela Flight é a elaboração do Plano Básico para helipontos e aeródromos, que inclui o envio para o órgão regional do DECEA e acompanhamento de todo o processo.
Além desse documento, para que seu heliponto seja considerado apto para utilização, também é necessário estar de acordo com outras determinações estipuladas pela Aeronáutica. Aqui na Flight, nós chamamos esse serviço de Pré-Comar (Análise Prévia): a elaboração de todo o processo para regularização ou homologação de helipontos e aeródromos.
Com toda a documentação elaborada, é realizado o envio e acompanhamento do processo junto aos órgãos da Aeronáutica, serviço que chamamos de Comar Definitivo (Aprovação de Implantação).
Caso tenha alguma dúvida relacionada à documentação e aos processos para que a operação de um heliponto seja aprovada no Brasil, entre em contato conosco. Além de realizar a projeção e construção de helipontos e aeródromos, nossa equipe está preparada para esclarecer eventuais dúvidas e atuar em seu processo junto aos órgãos reguladores!