Amarelo, Vermelho, mbar, Verde e Azul: cada cor tem um significado diferente quando utilizada na iluminação dos aeródromos.
10 fev Luzes e lâmpadas na pista de pouso: o que elas significam?
Luzes e lâmpadas na pista de pouso têm cores específicas. Saiba o que cada uma delas sinaliza e indica dentro das operações de um aeroporto.
A iluminação é essencial para a segurança e orientação nos aeródromos e aeroportos. Para quem já esteve nesses locais durante a noite sabe que as luzes e lâmpadas na pista de pouso contam com diversas cores. Mas o que exatamente essas cores indicam? É sobre isso que vamos tratar no post de hoje. Confira!
Farol rotativo
O farol rotativo é composto por uma luz verde e branca giratória. Em geral, o farol fica localizado em cima da torre de controle, mas pode ficar também no topo de uma torre específica. O objetivo dessa sinalização é indicar que o aeroporto ou o aeródromo está operando em horário noturno ou por operação especial, como é o caso da operação por instrumentos, por exemplo.
Esse farol é ligado à noite, logo que o sol se põe e é desligado sempre que as operações são encerradas, ou ainda, quando chega a luz do dia.
Luzes das taxiways
As taxiways são faixas da pista que permitem o piloto taxiar a aeronave para o hangar, um terminal ou mesmo para a pista de pouso e decolagem. Essa área conta com um sistema de luzes específico, cujas lâmpadas têm cores específicas para indicar a sinalização.
Nas laterais, as luzes são azuis indicando o limite lateral da pista. Em aeródromos e aeroportos, sempre as taxiways contam com essas luzes laterais.
Em aeroportos maiores, as taxiways também possuem luzes verdes na área central auxiliando a orientação do piloto. Como a pista é maior, as luzes verdes indicam o centro, enquanto as azuis sinalizam as laterais.
Nas taxiways também é comum observar luzes vermelhas, que também são chamadas de stop bar lights. Essas luzes indicam o local onde a aeronave deve parar e esperar, antes de entrar para a pista, por exemplo.
Além das luzes, nas taxiways também é comum encontrar placas de sinalização. As placas de cor vermelha e branca, por exemplo, indicam os números das cabeceiras. Já as placas de cor amarela e preta indicam as direções da pista.
Luzes e lâmpadas na pista de pouso
Assim como nas taxiways, as pistas principais também contam com luzes específicas de sinalização. Nas laterais ficam luzes de cor âmbar, indicando todo o limite lateral da pista. Aeroportos maiores, além das luzes situadas na lateral, é comum ver luzes âmbar indicando o centro da pista. No final da pista, essas mesmas luzes ficam vermelhas, para que o piloto saiba o momento de decolar, por exemplo.
No limite da cabeceira também existem luzes específicas que são chamadas de runway end lights. Essas luzes indicam o início da pista quando são verdes e o fim da pista quando são vermelhas.
Por fim, em aeroportos maiores, as pistas também contam com as chamadas luzes de ponto ideal de toque que indicam o local ideal para o toque do trem de pouso, garantindo a segurança.
Luzes de aproximação
Tanto a decolagem quanto o pouso são momentos delicados. Por isso, são necessárias algumas luzes que orientam o piloto e garantem mais segurança nessas operações.
As approach light system, ou luzes de aproximação, são luzes localizadas antes de chegar na cabeceira e servem justamente para que o piloto tenha melhor dimensão do espaço quando está aproximando a aeronave para o pouso.
Por fim, o VASI e o PAPI indicam a rampa ideal de descida. Visual Approach Slope Indicator, ou VASI, é um sistema de sinalização que também ajuda na aproximação. No VASI, quando as luzes estão vermelhas, por exemplo, o piloto está muito próximo. Já quando as luzes estão uma vermelha e uma branca, o piloto está na rampa ideal. Já quando as luzes estão brancas, isso significa que o piloto está alto demais.
PAPI é uma sigla que indica Precision Approach Path Indicator (PAPI) e sinaliza para o piloto a rampa ideal de descida. Assim como no VASI, o PAPI indica se a altura do aviação está adequada ou não para fazer a rampa de descida. Esse sistema é um pouco mais detalhado que o VASI.
O PAPI é composto por quatro luzes que indicam os seguintes cenários: quatro luzes brancas indicam que o avião está muito alto, caso uma das luzes esteja vermelha, a aeronave ainda está um pouco acima. É preciso estar com duas luzes vermelhas e duas brancas para que o avião esteja na rampa certa.
As luzes e lâmpadas na pista de pouso e no aeroporto tem funções específicas e garantem a segurança e orientação durante as operações.
Precisa de lâmpadas para seu aeródromo ou heliponto? Compre diretamente com a Flight, veja nossos produtos.
Você já sabia sobre as luzes e lâmpadas na pista de pouso e o que suas cores significam? Saiba também sobre sinalização em helipontos!