Jato executivo Pilatus PC-24 é liberado para voar no Brasil – Flight
 

Jato executivo Pilatus PC-24 é liberado para voar no Brasil

Jato executivo Pilatus PC-24 é liberado para voar no Brasil

A Synerjet, grupo representante da fábrica suíça “Pilatus” no Brasil, anunciou, em março, a permissão para operação e comercialização do jato executivo PC-24, um dos melhores em performance como jato de negócios com características de avião utilitário.

Ainda segundo a Synerjet, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) concedeu à aeronave o Certificado de Tipo certificado que confirma a aeronavegabilidade a partir das leis aéreas nacionais , sendo possível agora a liberação para entrega dos primeiros aviões aos clientes brasileiros.

O modelo PC-24 é um dos mais inovadores da categoria, podendo carregar até 8 passageiros e com um surpreendente diferencial: é capaz de operar até mesmo em pistas não pavimentadas ou irregulares, como aeródromos de terra, grama, cascalho e neve.

Além disso, um dos principais objetivos da Pilatus foi trazer para o PC-24 algumas heranças do turboélice PC-12, mas, desta vez, com maior complexidade e inovação. Há no modelo uma porta de carga bastante semelhante a que possui no turboélice, por exemplo.

Contudo, o que realmente difere uma aeronave da outra é que a PC-24 possui motores a jato, os quais são mais sensíveis e por isso, geram um desafio ainda maior para pousos em aeródromos não pavimentados por conta dos detritos e da poeira presentes nas pistas.

O fabricante destaca também que o jato consegue operar em pistas de apenas 800 metros de comprimento, além de alcançar velocidade máxima de 815 km/h e possuir uma autonomia de 3.768 km, com peso máximo de 8.005 kg.

Comercialização do PC-24

Os primeiros exemplares do jato executivo foram disponibilizados para entrega ao mercado em fevereiro de 2018, apenas para clientes dos Estados Unidos. Até então, o modelo não possuía autorização para atuar em locais não pavimentados — a autorização só foi concedida dois anos depois, em fevereiro deste ano, pela EASA, Agência Europeia para a Segurança da Aviação.

Desde a estreia, a Pilatus entregou aproximadamente 70 unidades do PC-24, o qual é avaliado em cerca de US$ 10,7 milhões cada.

A Flight Consultoria está por dentro dos mais novos e diferenciados modelos de aeronaves nacionais e internacionais. Confira também sobre Consultoria Aeronáutica e Equipamentos Aeroportuários da Flight.