Helipontos para Empresas: Por Onde Começar? – Flight
 

Helipontos para Empresas: Por Onde Começar?

Elaboração de Projeto de Heliponto conforme as exigências da ANAC.

Elaboração de Projeto de Heliponto conforme as exigências da ANAC.

Helipontos para Empresas: Por Onde Começar?

Possuir um heliponto é um diferencial para a sua empresa: além de aumentar a mobilidade urbana de sua região, você também poderá oferecer mais conforto, discrição e flexibilidade para seus clientes. Caso esteja considerando a possibilidade de implantar um heliponto corporativo, leia antes aqui no blog da Flight o passo a passo para que sua empresa possa contar com um heliponto pronto para receber pousos e decolagens.

Primeiramente, a Legislação e o Projeto

 

Quem deseja construir um heliponto no Brasil, deve fazê-lo conforme as regras determinadas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o órgão responsável por regularizar todo o setor de aviação do país.

 

Dessa forma, é importante que o projeto de seu heliponto seja realizado por um engenheiro especializado, que entregará o documento ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Além disso, no projeto também deverá constar o desenho técnico do local de pouso, o memorial descritivo, as sinalizações, as dimensões e as observações em relação ao Plano Básico de Zoneamento da região em que o heliponto estará localizado.

 

Com o projeto realizado e todos os documentos necessários reunidos, é dada a entrada junto à ANAC e junto aos órgãos regionais do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) para obter a autorização e iniciarmos a construção. Para helipontos cujos proprietários sejam pessoas jurídicas também são necessários alguns documentos da empresa, como contrato social, procuração, entre outros.

 

O “Processo Definitivo” (forma como chamamos esse processo aqui na Flight) costuma levar até 120 dias, e é possível realizar seu acompanhamento online. Os engenheiros da Flight realizam todo o acompanhamento para que você não precise se preocupar.

 

Heliponto do Shopping Iguatemi Campinas reformado pela Flight, com manutenção da pintura, iluminação e materiais de segurança.

Heliponto do Shopping Iguatemi Campinas reformado pela Flight, com manutenção da pintura, iluminação e materiais de segurança.

Próxima etapa, a Implantação

 

Com o retorno positivo da ANAC e do DECEA, podemos dar início a construção do heliponto em sua empresa. Nessa etapa vários profissionais trabalham em conjunto com o engenheiro, todos com conhecimentos específicos da área e experiência na execução desse tipo de projeto, para que possamos entregar o heliponto concluído no prazo de tempo mais curto possível.


Além de construir o heliponto, a Flight também é responsável por equipar o local (iluminação, equipamentos de segurança, indicadores de vento e precisão, extintores de incêndio) e realizar pintura e impermeabilização do solo.

 

Heliponto em funcionamento, recebendo o pouso de um helicóptero.

Heliponto em funcionamento, recebendo o pouso de um helicóptero.

Por Fim, a Documentação para Funcionamento

 

Com a obra concluída, é necessário que o engenheiro notifique a ANAC do término da obra, com um documento específico para esse fim. Após realizar a notificação, o heliponto já pode ser inscrito no cadastro de aeródromos e começar a funcionar!

 

Na Flight, toda a nossa equipe fica responsável por essa documentação, para que o processo seja o menos burocrático possível para nossos clientes. Realizamos o acompanhamento completo do seu heliponto, desde a projeção até a autorização para funcionamento, cuidando de todos os documentos que precisam ser despachados à ANAC e de tudo que for necessário para a construção e execução de seu projeto de heliponto.


Entre em contato para implantar um heliponto em sua empresa. Seus clientes e investidores certamente irão usufruir dessa forma rápida e exclusiva de locomoção.