Helicópteros com Esqui x com Rodinhas: quais as diferenças? – Flight
 

Helicópteros com Esqui x com Rodinhas: quais as diferenças?

Esqui e rodinha são diferentes opções de trem de pouso para helicópteros: veja a seguir os prós e contras de cada modelo antes de comprar um helicóptero!

Esqui e rodinha são diferentes opções de trem de pouso para helicópteros: veja a seguir os prós e contras de cada modelo antes de comprar um helicóptero!

Helicópteros com Esqui x com Rodinhas: quais as diferenças?

Existem dois tipos de trem de pouso para helicópteros: o mecanismo retrátil composto por rodas e os esquis, também conhecidos como patins — entenda melhor sobre os dois sistemas no post da Flight. Em sua maioria, as aeronaves possuem esquis e há uma boa justificativa para isso, mas no geral, tudo depende do tipo de operação a qual o helicóptero será destinado e da área onde a máquina irá pousar.

Helicópteros com rodinhas

Por conta deste tipo de mecanismo, o pouso da aeronave é mais restrito, tendo de ocorrer em menos lugares se comparado aos esquis. Isso se deve por conta das rodas que distribuem todo o peso da aeronave em apenas três pontos de apoio. Desta forma, cada um deles deve suportar uma força maior sobre o chão, podendo até mesmo afundar o solo.

Por outro lado, a vantagem das rodinhas ocorre no momento em que o helicóptero precisa se deslocar entre os locais de pouso e decolagem e embarque e desembarque. Por conta do apoio das rodas, é possível que a locomoção ocorra no solo, evitando assim a quantidade de vento no local devido ao menor deslocamento de ar.

Na foto, um exemplo de helicóptero com rodinhas - ideal para deslocar a aeronave no solo.

Na foto, um exemplo de helicóptero com rodinhas – ideal para deslocar a aeronave no solo.

 

Helicópteros com esquis

A utilização dos esquis é mais simples e econômica! Além disso, são mais versáteis, pois facilitam o pouso em locais variados. Por isso, costumam ser utilizados pela Polícia Militar de São Paulo, por exemplo.

Diferente das rodinhas, os esquis também distribuem melhor o peso da aeronave, evitando que o trem de pouso afunde ao pousar em áreas sem asfalto, como diz Thales Pereira, presidente da Abraphe (Associação Brasileira de Pilotos de Helicópteros).

“Esse tipo de sistema é melhor para realizar pousos em locais não preparados, pois a área de contato com o solo é maior, diminuindo a chance de ocorrer um afundamento no chão”, afirma Thales.

Ainda assim, o ponto principal que ressalta a utilização do trem de pouso com esquis é a economia que este tipo de mecanismo oferece, tanto no preço da aeronave como também na manutenção e consumo de combustível.

No geral, helicópteros com rodas já saem com elas direto da fábrica. Raras são às vezes em que o proprietário opte por substituir o modelo de trem de pouso após a compra, já que esta mudança pode custar mais de R$ 1 milhão sobre o preço real de fabricação.

Outro ponto também levado em consideração é o peso de ambos os sistemas, os quais podem influenciar no consumo do combustível. No modelo Bell 429, por exemplo, o trem de pouso com rodinhas chega a pesar cerca de 111 kg a mais no peso total da aeronave se comparado com o uso dos esquis.

 

Com rodinhas ou esquis, helicópteros são incríveis máquinas de voar que auxiliam diariamente a vida de pessoas e empresas que os possuem. E tudo o que você precisa para poder levantar voo com um helicóptero você encontra aqui na Flight Consultoria, da documentação ao heliponto! Acesse o nosso site e conheça nossos serviços.