O mercado da aviação tem crescido graças a novas tecnologias relacionadas à inovação e ao meio ambiente.
17 fev Em 20 anos, mercado da aviação dobrará de tamanho
Com o crescimento da classe média e do agronegócio, mercado de aviação comercial e executiva conta com boas perspectivas.
Crises econômicas não devem impedir o crescimento do mercado da aviação no Brasil. Segundo dados divulgados pela Airbus, o mercado da aviação deve dobrar de tamanho nos próximos vinte anos.
Fatores como o crescimento da classe média e até do agronegócio impulsionam o mercado da aviação comercial e executiva. Por se tratar de um setor dinâmico e bastante resiliente, as perspectivas para o mercado da aviação são positivas e apontam para um bom desenvolvimento nos próximos anos. Saiba mais!
O mercado da aviação doméstica em números
Segundo a Airbus, o mercado da aviação doméstica conta com cerca de 84,3 milhões de passageiros. Em 2038, esse número deve chegar a 207 milhões.
Para a empresa, o crescimento tem como principal fator o aumento da classe média em toda América Latina. As estatísticas apontam que 74% da população deve pertencer à classe média nos próximos vinte anos.
Hoje, o Brasil é um país com números acima da média quando se trata de viagens por habitante por ano. Enquanto para o restante da América Latina a média é de 0,43 viagens por habitante por ano, no Brasil esse número é de 0,45. Em 2038, no entanto, a média deve chegar a uma viagem por habitante por ano, sendo que o Chile deve continuar como líder em termos de números de viagens por habitantes.
Cidades como o Rio de Janeiro devem ser impactadas pelo crescimento do mercado. A tendência é que o Rio se transforme em uma megacidade da aviação com mais de 20 mil passageiros nos voos.
A demanda por pilotos e novas aeronaves, naturalmente, também aumenta. Para a Airbus serão necessários cerca de 2,7 mil novos aviões e cerca de 47,5 mil novos pilotos para suprir as demandas do mercado.
Perspectivas para a aviação executiva
Além da aviação comercial, as perspectivas para o mercado de aviação executiva também são otimistas. Como já apontamos aqui no blog, o crescimento do agronegócio e o uso do transporte aéreo como alternativa nos grandes centros vem gerando novas demandas para o setor.
Especificamente com relação ao mercado da aviação executiva, desde 2015 a queda na venda de aeronaves e fretamentos indicavam sinais de desaquecimento. Porém, desde 2019, isso vem mudando.
Novas tecnologias, eficiência, segurança e competitividade
Eficiência e segurança são dois fatores que movimentam o mercado da aviação. Não é à toa que novas tecnologias vêm ganhando espaço com o objetivo de melhorar aeronaves e serviços.
O setor tem como marca a competitividade. Especialmente quando se trata da aviação comercial, a briga por cada cliente é uma realidade para todos os players do mercado. Usar a tecnologia para inovar e garantir mais espaço no mercado é uma estratégia de muitas empresas que querem sair na frente. Para a Boeing, empresa que comprou a Embraer, somente a aviação comercial deve movimentar até 2038 um mercado de US$ 9,1 trilhões, em um crescimento anual de 4,2%.
Ainda que as estatísticas tenham sempre que contar com fatores de incerteza, de maneira geral, especialistas e grandes empresas avaliam o futuro cenário da aviação com bastante otimismo.
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