Revitalização e Pintura do Heliponto Ipê 1, da Cushman & Wake, realizada pela Flight Consultoria.
15 jul Diferentes Estruturas para Construção de Helipontos: Concreto, Aço e Alumínio.
Em novos edifícios, o heliponto costuma fazer parte desde a etapa do projeto de construção do prédio, para que sua estrutura faça parte da composição arquitetônica da construção, ficando completamente integrada ao edifício. Já em prédios mais antigos, é de extrema importância que seja feita uma análise da capacidade portante da cobertura, antes de dar início à construção de um heliponto sobre o topo do edifício.
A Flight trabalha com três tipos de estrutura diferentes para helipontos: concreto, aço e alumínio. As estruturas devem ser avaliadas caso a caso para que seja possível definir qual a mais indicada para cada projeto. Veja algumas características de cada estrutura a seguir:
AÇO
Em comparação com a estrutura de alumínio, a de aço acaba apresentando um custo reduzido. Com a proteção superficial correta, é possível espaçar suas manutenções e revisões com segurança. É extremamente importante que a construção de heliponto com estrutura de aço seja realizada por uma equipe com conhecimento técnico, pois, caso a proteção superficial não seja realizada corretamente, sua durabilidade poderá ser reduzida.
ALUMÍNIO
Apresenta grande facilidade de montagem e desmontagem. E apesar de ter um custo elevado, a estrutura de alumínio é a mais resistente à corrosão atmosférica. Além dos pontos mencionados anteriormente, a estrutura de alumínio para helipontos também é a que mais permite a realização de efeitos plásticos que integrem o visual do heliponto com a arquitetura do edifício.
CONCRETO
O concreto é a estrutura com menor custo de execução no Brasil, e é recomendado para construções mais novas. Em prédios antigos o peso dessa estrutura pode vir a comprometer o edifício (nesses casos, as estruturas de alumínio são as melhores opções).
O projeto de um heliponto considera um tipo determinado de aeronave (conhecida como “helicóptero de projeto”), que serve de base para o cálculo das dimensões da área de pouso e decolagem e da capacidade portante da plataforma, conforme dimensões e capacidades previstas pela ANAC na RBAC N° 155, de 05/2018.
Em todos os casos, a estrutura mais recomendada para o heliponto elevado será a que interferir menos na estrutura do edifício e na composição visual da arquitetura do imóvel. A equipe da Flight realiza a análise do edifício antes de definir o material a ser utilizado na construção do heliponto elevado junto com cada cliente. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato para conversar sobre o seu caso!