De Pistas de Pouso à Aeródromos - Mais Segurança e Flexibilidade para o Agronegócio – Flight
 

De Pistas de Pouso à Aeródromos – Mais Segurança e Flexibilidade para o Agronegócio

Exemplo de Pista de Pouso Não Pavimentada do Agronegócio: há limitações quanto ao seu uso e as aeronaves cujo peso ela suporta. Imagem: Perino Aviões

Exemplo de Pista de Pouso Não Pavimentada do Agronegócio: há limitações quanto ao seu uso e as aeronaves cujo peso ela suporta. Imagem: Perino Aviões

De Pistas de Pouso à Aeródromos – Mais Segurança e Flexibilidade para o Agronegócio

De acordo com a Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO), uma pista de pouso pode ser definida como uma “área retangular em um aeródromo terrestre preparado para o pouso e decolagem de aeronaves”. Além disso, as pistas podem ser construídas sobre uma superfície artificial (geralmente asfalto, concreto ou uma mistura de ambos) ou sobre uma superfície natural (grama, terra, cascalho, gelo ou sal).

As pistas não pavimentadas costumam apresentar mais limitações em relação à quantidade de carga que suportam carregar – correndo o risco de deformar seu solo caso os limites não sejam respeitados. Dessa forma, pistas não pavimentadas estão restritas a receber pousos e decolagens somente de aeronaves leves, com tamanhos reduzidos, e são utilizadas principalmente pelo setor do agronegócio. Segundo dados de 2011, o Brasil possui o 2º maior número de pistas não pavimentadas do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. São cerca de 3.500 pistas de terra, grama, saibro ou cascalho – onde os grandes aviões da aviação comercial não conseguem pousar.

Pista de Pouso Pavimentada em Área Rural - Mais segurança, flexibilidade e autonomia para operadores de voo e passageiros ligados ao Agronegócio.

Pista de Pouso Pavimentada em Área Rural – Mais segurança, flexibilidade e autonomia para operadores de voo e passageiros ligados ao Agronegócio.

Já as pistas pavimentadas, cuja espessura da cobertura se estende de 25 a 130 cm (a ser definido conforme o peso que se pretende utilizar sobre a pista), oferecem maiores possibilidades de uso para seus proprietários: são capazes de carregar cargas maiores e fornecer maior segurança para os profissionais que vierem a operar aeronaves sobre ela e os indivíduos localizados ao seu redor.

 

Enquanto pistas de pouso não pavimentadas e não cadastradas estão autorizadas a serem utilizadas somente para operações aeroagrícolas (de uso temporário e restrito à atividade aérea de fomento à agricultura), caso haja balizamento noturno e homologação da pista como um aeródromo junto à ANAC, o uso de sua pista de pouso também poderá ser ampliado: poderá ser utilizada para voos diurnos e noturnos, transportando cargas ou passageiros, com aeronaves leves ou de portes maiores.


A Flight Consultoria Aeronáutica realiza tanto a pavimentação e balizamento de pistas de pouso para o agronegócio, quanto a parte de documentação junto à ANAC para cadastrar sua pista como um aeródromo junto aos órgãos de controle. Entre em contato, vamos definir juntos qual é a melhor alternativa conforme a sua demanda.