Cuidados no embarque e desembarque de helicóptero – Flight
 

Cuidados no embarque e desembarque de helicóptero

Vai pegar um helicóptero? Veja essas dicas para garantir sua segurança ao se aproximar da aeronave.

Vai pegar um helicóptero? Veja essas dicas para garantir sua segurança ao se aproximar da aeronave.

Cuidados no embarque e desembarque de helicóptero

Descubra quais são os procedimentos que tornam o embarque e desembarque de helicóptero mais seguro e como evitar acidentes.

Helicópteros se transformaram em uma alternativa para escapar do trânsito das grandes cidades brasileiras. Na medida em que esse meio de transporte vem se popularizando, é fundamental entender um pouco mais sobre os cuidados no embarque e desembarque de helicóptero.

Os helicópteros são aeronaves que permitem que o embarque e desembarque seja realizado com a aeronave acionada e as pás do rotor principal em movimento. Por conta disso, passageiros e o staff do heliponto devem ficar atentos aos procedimentos de segurança durante todo o processo. Para saber mais sobre os cuidados no embarque e desembarque de helicópteros, não deixe de conferir!

Dicas para o embarque e desembarque seguro de helicóptero

Para garantir a segurança no momento do embarque e desembarque de helicóptero, o passageiro deve ser informado sobre os procedimentos de segurança. Empresas e operadoras de helicópteros devem providenciar um briefing completo, com orientações detalhadas que devem ficar disponíveis no interior das aeronaves, bem como, nas salas de espera do embarque – a Flight comercializa uma Placa de Aviso de Segurança com essa finalidade (conheça nossos produtos!). Também é recomendado a presença de um agente no heliponto que faça o acompanhamento dos passageiros até a aeronave.

Parte traseira do helicóptero

A parte traseira de um helicóptero é considerada uma zona de perigo. Isso porque o rotor presente na cauda, quando em movimento, torna-se invisível. Durante o embarque e desembarque de helicóptero o passageiro jamais deve se dirigir para a parte traseira da aeronave. Isso pode causar acidentes fatais.

Porta do piloto e contato visual

Na dúvida, sempre consulte a equipe que trabalha no heliponto: eles saberão orientar o que pode e o que não deve ser feito próximo à aeronave.

Na dúvida, sempre consulte a equipe que trabalha no heliponto: eles saberão orientar o que pode e o que não deve ser feito próximo à aeronave.

O passageiro jamais deve se aproximar da porta do piloto. Caso deseje falar com o piloto, é necessário embarcar e conversar dentro da aeronave ou utilizar o staff do heliponto para que haja a comunicação por rádio. Durante a aproximação da aeronave, mantenha o contato visual com todos e evite distrações.

Roupas e acessórios

Roupas e acessórios não são um detalhe quando se trata de embarque e desembarque de helicóptero. Como as pás ficam em movimento qualquer objeto solto poderá voar. Assim chapéus e bonés devem ser evitados. Da mesma maneira, o uso de cachecóis não é indicado, já que podem enroscar no rotor e gerar acidentes graves.

Saias e minissaias também não são indicadas. A movimentação das pás pode ocasionar a movimentação das saias gerando enorme constrangimento. Além disso, durante o embarque é necessário que a passageira suba até a aeronave com atenção, evitando que a cabeça ou braços se aproximem da área de influência do rotor.

Bastão de selfie e guarda-chuva

A tentação de tirar uma selfie antes do embarque e desembarque do helicóptero é grande para muitas pessoas. Porém, esse procedimento jamais deve ser realizado por questões de segurança. O uso desse tipo de acessório pode colidir com as pás gerando acidentes. O mesmo pode ocorrer com objetos como um guarda-chuva, por exemplo, que também deve ser evitado. Qualquer objeto ou acessório utilizado no momento de embarque e desembarque deve estar preso ao corpo do passageiro e todo processo deve seguir as orientações de segurança.

Objetos no heliponto

Além dos cuidados individuais, a própria área do heliponto merece atenção durante o momento de embarque e desembarque de passageiros. É imprescindível que nenhum objeto esteja solto, já que podem voar e causar acidentes.

Você possui seu próprio heliponto ou precisa instalar um? Conheça os serviços da Flight Consultoria e descubra como podemos ajudar na regularização das suas operações. Clique aqui e saiba mais!