Como funcionam os filtros de ar dos aviões? – Flight
 

Como funcionam os filtros de ar dos aviões?

Como funcionam os filtros de ar dos aviões?

Os filtros de ar presentes em todas as aeronaves brasileiras garantem uma boa qualidade do ar. Leia e entenda como funciona o complexo sistema de tubulações.   

Via de regra, a circulação de ar puro e limpo dentro dos aviões é imprescindível. Tanto é que todas as aeronaves utilizadas por companhias aéreas brasileiras, como Latam, Gol e Azul, contam com um complexo sistema de filtros e tubulações os quais asseguram a qualidade do ar.

Agora, devido à pandemia da Covid-19, não é diferente. Ao redor do mundo, inúmeras empresas aéreas afirmam que o ambiente a bordo é confiável, já que o ar das aeronaves é renovado a cada 3 minutos a partir de filtros que chegam a bloquear cerca de 99,9% de vírus e bactérias, inclusive o novo coronavírus.

“A qualidade do ar sempre foi um requisito importante. Não é uma coisa que surgiu agora. Há muito tempo a indústria aeronáutica já se preocupa com isso e todos os projetos de sistemas de ar-condicionado e pressurização necessitam atender a esses padrões rigorosos de qualidade do ar dentro do ambiente da aeronave”, afirma Alexandre Peronti, diretor de manutenção da Latam.

Sistema de filtros e tubulações de ar

O ar presente nas áreas internas das aeronaves está em constante circulação: recém-captado e fresco, ele entra, através dos motores, no sistema de ar condicionado. A seguir, o ar é direcionado pelas tubulações até os filtros de ar do tipo hepa “High Efficiency Particulate Air”, no inglês, e “Ar Particulado de Alta Eficiência”, na tradução livre.

Quando filtrado, o ar é conduzido para a saída do ar-condicionado, localizada próxima aos bagageiros, no teto do avião. Uma vez dentro da cabine, o ar frio desce em direção ao chão, onde estão as válvulas de exaustão do ar. Enquanto uma parte volta para o sistema de tubulação e é levada novamente até os filtros hepa, a outra parte é eliminada para o ambiente externo.

Dentro de todo esse sistema, a proporção de ar que passa pelos filtros e tubulações e que se mistura com o ar fresco pode variar entre 37% a 51%.

Filtros hepa

São filtros industriais utilizados tanto por hospitais como pela indústria aeronáutica, justamente pela complexidade nos processos de filtragem, que são 3: impacto, difusão e intercepção, os quais aumentam a eficiência das tubulações.

O filtro hepa pode reter mais de 99,9% dos vírus e bactérias presentes no ar, mesmo aquelas de 0,01 micrômetro, o equivalente a um milionésimo de metro ou um milésimo de milímetro. No caso, o coronavírus chega a medir de 0,08 a 0,16 micrômetro, sendo de 8 a 16 vezes maior que os vírus e bactérias comuns.

A qualidade do ar presente nos ambientes internos dos aviões garante voos mais seguros e tranquilos para passageiros e tripulantes. Leia também, no Blog da Flight, qual deve ser a temperatura ideal de uma aeronave.