Evitando acidentes de helicópteros: manutenção preventiva – Flight
 

Evitando acidentes de helicópteros: manutenção preventiva

A manutenção do seu helicóptero está em dia? Veja alguns cuidados abaixo para garantir a segurança da sua aeronave.

A manutenção do seu helicóptero está em dia? Veja alguns cuidados abaixo para garantir a segurança da sua aeronave.

Evitando acidentes de helicópteros: manutenção preventiva

Conheça quais são os cuidados para se ter um helicóptero e como acontece a manutenção que garante voos mais seguros.

Ter um helicóptero é o sonho de muitas pessoas que são apaixonadas por este universo e o post de hoje irá tratar sobre alguns pontos muito importantes para quem realiza voos com certa frequência. Afinal, temos certeza de que ninguém quer colocar a vida em risco ao entrar em um helicóptero que não está com a documentação em dia, ou não realizou as manutenções no tempo apropriado, certo?

 Abaixo você entenderá melhor sobre como prevenir acidentes aéreos, quais são as precauções e cuidados com equipamentos e até mesmo quem pode ser o responsável pela revisão e preservação desses gigantes de aço.

Cuidados no ato da compra

Ter um helicóptero em mãos requer muita responsabilidade, pois são vidas que estão em jogo e, portanto, alguns cuidados são extremamente necessários. A princípio, no momento da compra, é importante saber a origem e qualidade do equipamento, bem como o histórico da empresa ou da pessoa que está envolvida com a venda.

Além disso, é imprescindível checar a documentação da aeronave e saber se há registros em órgãos oficiais. Hoje, no Brasil, são muitas as empresas que repassam aeronaves usadas por conta do preço alto de investimento, sendo esse mais um motivo para redobrar a atenção com a questão das condições físicas, títulos e certidões.

Manutenção: de quanto em quanto tempo?

Outro ponto que não fica para trás é a manutenção das máquinas. Acidentes envolvendo helicópteros não ocorrem com a mesma frequência que outros veículos de transporte. Mesmo assim, os cuidados com a parte mecânica são importantes, já que quando ocorre algum problema com a aeronave no ar, o acidente pode até mesmo ser fatal.

Algumas apurações e precauções costumam ser diárias e ocorrem momentos antes do voo, enquanto a aeronave ainda está no chão, como a checagem de equipamentos, testes, avaliações de qualidade e outros.

Já as manutenções mais técnicas e complexas tendem a ser anuais. O que costuma ser feito são vistorias, trocas de óleo e de peças que se desgastam com o tempo, além de outros tipos de alterações.

Em casos específicos, como quando ocorre algum acidente ou problema mecânico, as manutenções podem ser mais periódicas e ocorrem mais de uma vez ao ano.

Vale lembrar que não somente a parte técnica é importante quando se trata dos cuidados de helicópteros. Para a boa qualidade de um voo, questões de higiene e limpeza interna também fazem parte do protocolo. Esse procedimento pode ser feito com maior frequência, sempre que necessário.

Quem é o mecânico das aeronaves?

Para poder trabalhar com a manutenção de aeronaves, o profissional precisa ser especializado.

Para poder trabalhar com a manutenção de aeronaves, o profissional precisa ser especializado.

Talvez você já deva ter se perguntado se a parte mecânica de aeronaves é tão complexa como dos demais veículos de grande porte, bem como quis saber também quem é o responsável por realizar essa função.

Na verdade, o primeiro ponto que se precisa ter em mente é que existem diversos níveis e ocupações durante o processo de manutenção das aeronaves, os quais exigem diferentes níveis de conhecimento.

Nesse caso, o principal profissional do ramo é aquele que cursou Engenharia Mecânica e possui todos as orientações necessárias. É ele quem desenvolve e supervisiona a instalação e manutenção de peças e equipamentos.

 

Há outros cursos técnicos que podem ser estudados por quem deseja ingressar nessa área, como Cursos de Manutenção de Aeronaves, que não são cursos de ensino superior, mas requerem a autorização da ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil.

É válido ressaltar também que além do conhecimento sobre a área, é importante ter confiança no profissional que irá cuidar do seu helicóptero, pois é uma tarefa que exige muita responsabilidade. Para isso, existem treinamentos e instruções específicas para que seja realizado um trabalho seguro.

Custo Benefício

Para todos os pontos citados acima, é importante ter em mente o custo benefício envolvido. O preço de um helicóptero pode chegar na casa dos milhões de reais. Logo, sua manutenção, quando feita de forma correta, agrega ainda mais valor à experiência que é voar a bordo de um helicóptero seguro. Quando realizado com cuidado e atenção, o investimento na aeronave é a longo prazo, podendo durar até mesmo décadas.

 

Ter um helicóptero faz parte de um estilo de vida e temos certeza de que se você gosta e aprecia um bom voo, não abrirá mão desse sonho por conta de questões financeiras. Além disso, é a sua vida e a de quem te acompanha que estão em jogo.  Por isso, tenha sempre tudo em dia!

Você já sabia sobre os cuidados ao comprar um helicóptero? Conheça os serviços da Flight Consultoria Aeronáutica.