Balizamento Noturno – Flight
 

Balizamento Noturno

Esqui e rodinha são diferentes opções de trem de pouso para helicópteros: veja a seguir os prós e contras de cada modelo antes de comprar um helicóptero!

Esqui e rodinha são diferentes opções de trem de pouso para helicópteros: veja a seguir os prós e contras de cada modelo antes de comprar um helicóptero!

Balizamento Noturno

Os aeródromos (aeroportos e helipontos) precisam ser sinalizados durante o dia e à noite, dependendo de sua altura e localização, a fim de prevenir acidentes aéreos. Essa sinalização é o que chamamos de balizamento, e ele pode ser diurno (através de pintura de solo e iluminações específicas) ou noturno (através de iluminações específicas), conforme previsto na a Portaria Nº 957/GC3, de 9 de julho de 2015. O balizamento noturno é essencial para que o piloto consiga realizar operações de pousos e decolagens no aeródromo.

O balizamento noturno, responsável por garantir a segurança de operações noturnas em helipontos e aeroportos é feito com uso de luzes de balizamento. Há luzes indicadoras dos limites da área de pouso e de quaisquer obstruções existentes ao redor dessa área também (como torres de controle, por exemplo), para evitar que as aeronaves se choquem com as construções.

 

Há exigências normativas de segurança que devem ser atendidas pelos aeródromos referentes à iluminação instalada para aprovação da Aeronáutica:

 

  • O balizamento noturno das pistas deve ser composto por luzes que, em hipótese alguma, possam ofuscar – pois isso colocaria em risco a segurança da tripulação, dos profissionais e das pessoas que estiverem na área;
  • São usadas cores diferenciadas nas luzes para indicar aos pilotos o início da pista de pouso, o meio, a aproximação do final, e o local exato onde a pista termina;
  • Como recomendação da Organização da Aviação Civil Internacional, quando as condições meteorológicas estiverem desfavoráveis e o aeroporto estiver operando apenas por instrumentos, ainda que seja durante o dia, o balizamento noturno deve permanecer ligado.

 

Como forma de prevenção, recomendamos que as luzes sejam observadas e registradas diariamente. Além disso, para evitar acidentes e garantir que tudo esteja conforme a legislação vigente (que ocasionalmente pode sofrer alterações), a recomendação é de que sejam realizadas manutenções anuais.


A Flight trabalha com todos os materiais recomendados para implantação de balizamento noturno, além dos demais equipamentos que garantem a segurança do seu aeródromo. Para mais informações sobre projeto, construção e equipagem de helipontos e aeródromos, entre em contato conosco.