Aviação e meio ambiente: veja como empresas estão minimizando seu impacto ambiental – Flight
 

Aviação e meio ambiente: veja como empresas estão minimizando seu impacto ambiental

Empresas e pesquisadores querem mudar os impactos ao meio ambiente através de voos carbono zero.

Empresas e pesquisadores querem mudar os impactos ao meio ambiente através de voos carbono zero.

Aviação e meio ambiente: veja como empresas estão minimizando seu impacto ambiental

Aviação e meio ambiente: descubra como o mercado e as empresas estão criando medidas para minimizar os impactos ambientais e tornar a aviação mais verde.

Segundo um levantamento do ICCT (International Council on Clean Transportation) o transporte aéreo comercial emitiu cerca de 918 milhões de toneladas de carbono. Atualmente, a aviação representa cerca de 2,5% de todas as emissões de carbono no planeta. Embora o impacto da aviação no meio ambiente seja grande, as empresas vêm se mostrando preocupadas e buscam alternativas para que aviação e meio ambiente sejam conceitos em harmonia.

O uso de biocombustíveis, motores híbridos e a compensação de carbono já são uma realidade para empresas que operam no mercado. Saiba mais!

Aviação e meio ambiente: a busca pelo carbono zero

Em novembro de 2019, a EasyJet anunciou o primeiro voo com neutralidade carbônica do mundo. A empresa, que é uma das maiores low cost europeias foi uma das primeiras a compensar suas emissões e anunciar medidas para minimizar o impacto dos voos no meio ambiente.

Além de adquirir créditos de carbono, a empresa apostou na substituição de aeronaves por modelos mais leves. Além disso, a empresa passou a introduzir assentos, trolleys e tapetes que minimizam o peso total do avião. Quanto mais leve, menos combustível é necessário. Logo, as medidas geraram impactos diretos no consumo do combustível e, naturalmente, nas emissões.

A neutralidade carbônica e o compromisso com o meio ambiente se transformaram em uma bandeira para a companhia e outras empresas devem fazer o mesmo. O próprio Skyscanner, um famoso site de busca de passagens aéreas, já oferece ao usuário a opção de buscar por voos mais sustentáveis. Isso indica que não apenas as empresas, como também os consumidores estão aderindo à ideia.

Veja a seguir as estratégias que empresas, inclusive brasileiras, estão adotando para minimizar os danos ao meio ambiente.

Veja a seguir as estratégias que empresas, inclusive brasileiras, estão adotando para minimizar os danos ao meio ambiente.

Biocombustíveis

O consumo de uma grande quantidade de combustíveis fósseis faz com que aviação e meio ambiente nem sempre convivam em harmonia. Porém, com o avanço da tecnologia e da ciência isso pode mudar. No Brasil, algumas empresas aéreas já estão tentando biocombustíveis como alternativa. Usando cana de açúcar e até pinhão como matéria prima, novas possibilidades de combustíveis estão sendo testadas e podem se transformar em uma alternativa em breve.

Motores híbridos

O surgimento de motores híbridos e elétricos também é uma medida que visa conciliar aviação e meio ambiente. Sem o uso predominante dos combustíveis fósseis, o impacto nas emissões é significativamente menor. Isso sem mencionar que o custo também é mais barato.

A Airbus é uma das empresas que irá iniciar os primeiros voos de teste com aviões híbridos em 2020. Os chamados “aviões verdes” pretendem ganhar os céus muito em breve e prometem mudar o mercado e a relação entre aviação e meio ambiente.