Glossário da Flight - Explicação de Termos Muito Utilizados na Engenharia Aeronáutica
02 abr Aeródromo x Aeroporto x Heliponto x Heliporto: Qual a Diferença?
Heliponto, Heliporto, Aeródromo e Aeroporto são termos comumente utilizados quando falamos do espaço aéreo brasileiro, para descrever estruturas similares – mas muitas vezes seus significados são confundidos. O post de hoje é um glossário ilustrado, explicando a definição de cada uma dessas palavras.
AERÓDROMO
AERÓDROMO é o nome dado a toda e qualquer área destinada a pouso, decolagem e movimentação de aeronaves. Pode estar em meio terrestre ou mesmo aquático. Para que uma área seja considerada um Aeródromo, é preciso existir uma pista de pouso e decolagem com os requisitos técnicos mínimos exigidos pelas autoridades reguladoras.
AEROPORTO
Aeroporto é o nome que utilizamos quando fazemos referência a um aeródromo que, além da pista, também ofereça instalações, infraestrutura e pessoal para o embarque e desembarque em aeronaves de pessoas e cargas. Como o terminal de passageiros, por exemplo.
Ou seja, todo aeroporto é necessariamente um aeródromo também. Mas nem todo aeródromo é um aeroporto.
HELIPONTO
Por fim, Heliporto é o nome que utilizamos para nos referir a todo heliponto que contenha estrutura de apoio aos passageiros e a aeronave (venda de combustível, bombeiros, salas de embarque, etc).
Assim como no caso dos Aeródromos e Aeroportos, todo heliporto é necessariamente um heliponto também. Mas nem todo heliponto é um heliporto.
VOCÊ SABIA?!
Além das classificações dos Aeródromos conforme explicamos acima, a ANAC também os classifica conforme sua natureza (Civil ou Militar), e os subdivide em Públicos e Privados. Mas isso é assunto para outro glossário!
Se tiver mais alguma dúvida sobre o universo da aviação, pode entrar em contato conosco! A equipe da Flight é especialista nesse assunto!