Acidentes de helicóptero: quais as principais causas – Flight
 

Acidentes de helicóptero: quais as principais causas

Acidentes de helicóptero: quais as principais causas

Infelizmente, não é incomum sermos noticiados sobre acidentes de helicópteros ou o desaparecimento dessas aeronaves. Mas quais seriam as principais causas desses eventos?

Apesar de estarmos ainda no primeiro trimestre do ano, já foram registrados 54 acidentes aéreos no Brasil, que resultaram na morte de 24 pessoas, segundo dados da Segurança da Aviação. Os números são maiores que o mesmo período registrado em 2023, com 48 acidentes.

 

 

 

Principais causas de acidentes de helicópteros no Brasil

De acordo com a Força Aérea Brasileira caracteriza-se como um acidente aéreo:

  •         Qualquer pessoa que sofra lesão grave ou faleça em decorrência de sua presença na aeronave (exceto quando lesões ou morte resultem de causas naturais ou forem autoinfligidas ou infligidas por terceiros).
  •         A aeronave que sofra dano ou falha estrutural que afete adversamente a resistência estrutural, seu desempenho ou suas características de voo.
  •         Quando a aeronave é considerada como desaparecida ou esteja em local absolutamente inacessível para resgate.

Segundo dados do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), quase 80% dos acidentes de helicóptero ocorridos no Brasil na última década tiveram o fator humano como causa principal. Como fator humano compreende-se desde o desempenho técnico do piloto quanto aspectos psicológicos, que somados, correspondem a 78,7% das causas desses acidentes.

Entre os aspectos técnicos, responsáveis por 47,7% das ocorrências, estão contemplados fatores como: erros na aplicação de comandos, julgamentos de pilotagem, indisciplina de voo, inexperiência do piloto e falhas na manutenção da aeronave. Já os fatores psicológicos correspondem a 31% dos acidentes e fazem parte dessa categoria aspectos como o processo decisório do piloto, capacitação e treinamento.

Outros fatores externos, que envolvem o ambiente de operação, como condições meteorológicas desfavoráveis, somam os outros 9% das causas de acidentes de helicópteros.

 

Acidentes de helicópteros: como prevenir?

Embora sejam diversas as causas de acidentes, não devemos normalizar essas ocorrências. Mas, sim, adotar todas as medidas de precaução para evitá-las.

O cuidado começa na hora de adquirir ou fretar uma aeronave. O mercado de usados é amplo no Brasil, por isso, certifique-se sobre a procedência da empresa que está comercializando e verifique se toda a documentação está em dia.

Trabalhe também com pilotos experientes, que não apresentem históricos de problemas e que estejam com suas licenças atualizadas.

Considere as condições climáticas e ouça sempre as diretrizes do piloto. Se o piloto disser que as condições climáticas não são adequadas para a realização do voo, cancele. Lembre-se: Segurança em primeiro lugar. 

Por fim, a negligência na manutenção é uma das principais causas de acidentes aéreos. Um descuido que pode custar caro e colocar em risco a segurança de vidas em caso de acidente.

 

Leia também: Evitando acidentes de helicóptero: Manutenção Preventiva

 


Você achou útil esse conteúdo? As principais notícias e curiosidades sobre aviação estão no blog da Flight! Acesse e fique por dentro de tudo.