03 ago Pouso Seguro na Água com Helicóptero
O helicóptero Ansat, modelo russo que agora circula por diversos países da América Latina, traz uma grande inovação que fomentou ainda mais os ramos da aviação mundial. Confira!
O Ansat, helicóptero russo comumente utilizado na aviação civil devido à sua simplicidade e fácil manutenção, ganhou da Rosaviatsyia, a Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia, a certificação de instalação do Sistema de Flutuação de Emergência, um sistema pensado e projetado para pousos em emergência na água.
O método de flutuação de emergência foi testado por todo o complexo de voos e testes da Kazan Helicopters, empresa russa de fabricação de helicópteros. O programa incluiu a avaliação de desempenho do helicóptero utilizando balonetes embalados, cheios e feitos de material elástico, os quais garantem a flutuação da aeronave de asas rotativas.
As aeronaves equipadas com este novo sistema de emergência serão capazes de voar a uma distância considerável da costa, além de participar de operações de busca e salvamento — lembrando que a instalação do sistema é opcional e a pedido do cliente.
Além disso, foram realizadas algumas apurações, como o tempo necessário para encher os balonetes durante o voo e uma contagem precisa da ativação de botes salva-vidas, além da possibilidade de evacuação de passageiros e tripulantes através de saídas de emergência — tudo isso em testes no solo.
A Rosaviatsiya também aprovou, para a Kazan Helicopters, a redução das limitações de aeronavegabilidade de várias partes principais da Ansat.
“A Kazan Helicopters recebeu a certificação para a flutuação e resiliência do helicóptero Ansat com o estado do mar 4 (ondas moderadas), de acordo com a Organização Meteorológica Mundial, após testes de simulação do Instituto Aerohidrodinâmico Central em Zhukovsky, em um tanque e em mar aberto”, afirma o diretor-gerente da Kazan Helicopters, Yuri Pustovgarov.
O modelo bimotor Ansat é uma aeronave leve e de múltiplos propósitos, cuja produção em série ocorre na Kazan. De acordo com o certificado do helicóptero, seu design permite convertê-lo tanto em uma versão de carga como em uma aeronave de passageiros que pode transportar até sete pessoas.
A Ansat possui também uma certificação da redução das limitações de aeronavegabilidade de suas partes principais, como o cubo principal do rotor, o rotor antitorque e a empenagem, por exemplo, que permitem reduzir o custo de substituição das peças, além de reduzir consideravelmente o custo de manutenção de helicópteros.
Tais mudanças, na verdade, tornam o modelo ainda mais atraente para clientes em potencial e aumentam sua competitividade em comparação com as demais aeronaves estrangeiras.
Para saber mais do que acontece no universo da aviação, acesse o blog da Flight Consultoria Aeronáutica e fique por dentro das novidades do setor!