19 mar Construção de helipontos em Belo Horizonte cresceu 240% no último ano
São Paulo é a segunda cidade em número de helipontos do mundo, perdendo apenas para Nova York. Mas, em 2014, quem surpreendeu e ganhou destaque no espaço áreo brasileiro foi a cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.
A capital mineira tinha 10 pistas em setembro de 2013 e passou a ter 34 pistas em setembro de 2014, proporcionando este aumento de 240%. Entretanto, segundo matéria do portal O Tempo, apenas 3 dos 24 novos helipontos já estão regulamentados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Isso acontece porque em setembro de 2013 a prefeitura de Belo Horizonte mudou as regras da construção de helipontos na cidade, proibindo a construção nas 11 Áreas de Diretrizes Especiais (ADEs) da capital e em áreas de proteção ambiental.
Esses novos critérios criados pelo Compur (Conselho Municipal de Política Urbana), órgão ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, são:
– Proibição da construção de helipontos em qualquer edifício de uso residencial ou misto e também a exploração comercial do serviço.
-Veto a construção em onze bairros, entre eles Mangabeiras, Belvedere, Cidade Jardim e São Bento.
– Os helipontos existentes deverão passar por uma nova vistoria para renovar sua licença.
Por isso, antes de construir um heliponto ou aeródromo, é fundamental ter ciência sobre as leis que regem o espaço aéreo brasileiro e as especificidades de cada cidade.
Quer saber mais sobre construção e regulamentação de helipontos?