Licença dos pilotos de helicóptero está atrasada, diz ABRAPHE – Flight
 

Licença dos pilotos de helicóptero está atrasada, diz ABRAPHE

Licença dos pilotos de helicóptero está atrasada, diz ABRAPHE

A ABRAPHE Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero) divulgou em seu site que mais de 300 pilotos de helicóptero poderão perder seu direito de operar regularmente no país, por não contar com suporte da ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil) para a revalidação de suas licenças.

 

O objetivo da entidade é chamar a atenção da sociedade e das autoridades aeronáuticas para o problema na falta de estrutura para a revalidação das licenças dos pilotos de helicóptero no Brasil. Segundo o órgão, mais de 300 pilotos de helicóptero podem perder o direito de operar regularmente nos próximos meses, devido à falta de profissionais capacitados para a execução.

 

Essa avaliação, chamada de cheque de revalidação,  é conduzida pelo agente credenciado pela ANAC. Nela, o piloto tem seus conhecimentos no comando da aeronave analisados em operação aérea. O teste é feito anualmente e faz parte do procedimento para que o piloto possa revalidar sua licença. Além disso, o piloto passa por exame médico para assegurar que esteja apto a exercer sua função.

 

O tempo de espera para realizar o exame é de até 6 meses, o que vem preocupando A ABRAPHE. Segundo a entidade, a Superintendência da ANAC tem sido alertada para o problema desde outubro de 2014. Com isso, a ANAC chegou a fazer duas prorrogações, mas o que a ABRAPHE sugere que haja um mutirão de “cheques” em todo País para suprir a demanda represada.

 

“Apenas a prorrogação do prazo não resolve o problema, ao contrário, aumenta a demanda represada. É necessário desafogar o número de processos já abertos. Sem agenda e o oficial que faça nossa avaliação (cheque) isso se torna impossível. Nós pilotos queremos operar regulares. Muitos podem perder o emprego sem a revalidação”, explica o presidente da entidade comandante Jorge Faria.

 

Além disso, a entidade sugere que os “cheques” possam ser feitos por “checadores” autônomos autorizados pela Agência. Segundo a ANAC, esta ação está correndo em análise e deve receber o parecer apenas  no segundo semestre deste ano.