17 abr Carro voador: o que já se sabe sobre o lançamento do veículo
Os carros voadores, que há tempos atrás poderiam parecer delírios de um mundo futurista, agora estão a um passo de se tornarem realidade. Existem muitas especulações sobre o assunto, como qual seria a data oficial de lançamento no Brasil e no mundo, quais os modelos e, principalmente, quais regulamentações irão definir a utilização dessas aeronaves. E é claro que a Flight Consultoria e Engenharia Aeronáutica, sempre por dentro de todas as novidades sobre o mundo da aviação, traz pra você as últimas notícias. Confira a seguir.
Carros voadores: uma ideia inovadora?
Apesar de parecer um conceito revolucionário, a verdade é que não é de hoje a ideia por trás da criação de carros voadores. O que para muitos ainda é uma novidade, para outros é a concretização de um ideal que existe há mais de um século.
E se você acha que os carros voadores faziam parte apenas da imaginação do criador de “Os Jetsons” (1962), saiba que, na verdade, há muitos registros de modelos e protótipos de concepções de carros voadores desde 1917.
Foram diversas tentativas: aeronaves com asas fixas, asas retráteis, asas desmontáveis ou com hélices semelhantes às de helicópteros. Destacamos alguns desses modelos desenvolvidos ao longo da história abaixo:
Curtiss Autoplane
A aeronave criada em 1917, por Glenn Curtiss, nos Estados Unidos, foi uma das primeiras tentativas de se criar um carro voador. O avião, que possuía rodas, tinha ainda asas fixas, o que dificultava a ideia de transitar pelas cidades. Embora tenha sido capaz de decolar do solo, não existem registros de que realmente chegou a fazer um voo completo.
Foi desenvolvido em 1921, por Rene Tampier e muito lembrava o modelo anterior, mas com a principal diferença nas asas, que agora eram retráteis, permitindo trafegar livremente pelas ruas.
Carro-Cóptero
O modelo foi desenvolvido pouco depois do anterior, em 1922, por Raul Pateras Pescara. E seu grande diferencial, como o próprio nome sugere, era a instalação de duas hélices que sustentavam o veículo no lugar das asas, tendo um princípio de funcionamento semelhante ao de helicópteros.
Piasecki VZ-8 Airgeep
Desenvolvido em 1957 por ordem do exército norte-americano. O projeto não foi adiante devido à sua inviabilidade econômica.
Moller M400 Skycar
Protótipo desenvolvido em 2002, pela Moller International. O projeto possui quatro turbinas em torno do eixo, o que permite o impulsionamento do veículo para frente e para cima.
Estas são apenas algumas das muitas tentativas realizadas no último século de, finalmente, lançar o carro voador. Mas agora parece que essa espera está perto do fim…
A corrida pelos carros voadores
Diversos países já se preparam para essa nova realidade. Nos Estados Unidos, por exemplo, foi registrada uma patente de um modelo da Toyota. Já na Alemanha, a empresa Lilium trabalha no desenvolvimento de um veículo capaz de transportar até seis passageiros.
O Brasil também não ficou de fora.
Por aqui, o modelo Eve, da Embraer, já está em fase de regulamentação. O veículo não é exatamente um carro, mas um eVTOL, sigla para eletrictal vertical take-off & landing (veículos elétricos de decolagem e pouso vertical).
O modelo aguarda autorização da ANAC para operar no País e já conta com mais de 3 mil encomendas. A previsão é de que o início das operações comerciais do EVE-100 ocorra até 2026.
Carros voadores: o que ainda impede essa nova era de voar?
A realidade de nos deslocarmos através de carros voadores está cada dia mais próxima. Mas o que ainda nos impede de usufruir das facilidades trazidas por essas tecnologias?
Embora esse tipo de transporte represente uma série de benefícios, sua implementação ainda traz uma série de desafios.
Um deles é o ruído constante provocado por esses veículos poderá impactar as grandes cidades.
Fora isso, a infraestrutura para pousos e decolagens, além de um sistema de tráfego aéreo que comportem essas operações, devem ser adaptados para essa nova realidade.
Outro desafio diz respeito à eficiência energética desses veículos, já que as baterias utilizadas custam caro, são pesadas e energeticamente pouco eficientes. Várias pesquisas estão sendo feitas por cientistas do mundo todo com a finalidade de elevar a eficiência aerodinâmica para que esses veículos possam voar por mais tempo, enquanto gastam menos energia.
E você, ficou ansioso para ver de perto essa nova realidade dos carros voadores? Então, continue acompanhando o blog da Flight e fique por dentro desta e de outras notícias sobre aviação.