06 dez 5 Principais posts de 2024
5 Principais posts de 2024
2024 já está terminando e este foi um ano muito especial para a Flight: comemoramos 10 anos de empresa, realizamos grandes projetos e compartilhamos com você todo o nosso conhecimento sobre o segmento de heliponto e algumas curiosidades sobre aviação.
Por isso, fizemos uma seleção neste artigo, reunindo os principais posts de 2024 (que você poderá ler na íntegra, acessando o link correspondente). Confira!
1 Drones auxiliam no combate às queimadas
O ano de 2024 foi o mais quente já registrado, segundo cientistas. Essas mudanças climáticas foram responsáveis por diversas queimadas no Brasil, que afetaram principalmente os estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Acre, Rondônia e Tocantins. Pelo menos 531 municípios declararam estado de emergência.
E os drones foram equipamentos essenciais no combate às queimadas, principalmente em áreas de difícil acesso. Por terem sensores e câmeras térmicas, mapearam os pontos de calor, mesmo em condições adversas. Ao detectarem a intensidade e direção das chamas, também ajudaram a identificar a necessidade de envio de mais equipes de reforço, garantindo a segurança de bombeiros e das vítimas.
Leia aqui o artigo na íntegra: Drones auxiliam no combate às queimadas
2 10 curiosidades sobre aviões
Por que os aviões são brancos? E por que pilotos e copilotos não podem consumir a mesma refeição? E por que será que a tripulação é sempre tão simpática? Pois é, muitos de nós ao viajarmos de avião não nos damos conta das diversas particularidades que envolvem essa experiência aérea. Ficou curioso pra saber quais são? Então leia nosso artigo na íntegra clicando aqui.
3 Carro Voador: o que já se sabe sobre o lançamento do veículo
Por muito tempo a ideia de carros voadores parecia ser um delírio futurista ou um filme de ficção científica, mas a verdade é que essa era já começou e está a poucos passos de se tornar parte do nosso dia a dia.
Embora essa tecnologia já esteja disponível e ofereça diversas facilidades, ainda existem desafios a serem superados para sua implementação. Um dos principais é o ruído constante provocado por esses veículos, que poderá impactar principalmente as grandes cidades.
Além disso, é necessário adotar um novo sistema de tráfego aéreo que comporte o volume e garanta a segurança dessas operações. E ainda existe o desafio da eficiência energética, já que as baterias são caras, pesadas e energeticamente pouco eficientes. Vários cientistas no mundo todo estão pesquisando alternativas para elevar a eficiência aerodinâmica para que esses veículos sobrevoem por mais tempo, gastando menos energia.
Vários países estão na corrida pelo lançamento de carros voadores no mercado como China, Estados Unidos, Alemanha, e o Brasil não ficou de fora. A Eve, fabricante brasileira criada pela Embraer, já está em fase de regulamentação e já conta com mais de 3 mil encomendas. A previsão é que o início das operações comerciais ocorra até 2026.
Quer saber mais sobre o mercado de carros voadores? Leia o nosso artigo completo: Carro voador: o que já se sabe sobre o lançamento do veículo?
4 Como o uso de drones tem viabilizado a chegada de doações para o RS?
No primeiro semestre acompanhamos um dos maiores desastres naturais do País. As fortes chuvas no Rio Grande do Sul afetaram mais de 400 municípios e afetaram milhares de pessoas, entre mortos, desabrigados e desaparecidos.
O difícil acesso a essas regiões prejudicou a ajuda humanitária e a chegada de doações, e a tecnologia foi uma grande aliada nesse trabalho. Drones do modelo RQ-900 Hermes foram disponibilizados pela Força Aérea Brasileira, um dispositivo capaz de voar até 220km/h, que realiza análises em tempo real e carrega até 350 quilos de carga, sendo fundamental no transporte de doações.
Até então, a regulamentação para operação de drones no Brasil possuía diversas exigências, mas que foram temporariamente flexibilizadas em decorrência dessa tragédia. Algumas dessas mudanças incluíram a permissão para que organizações não governamentais e voluntários utilizassem drones para entrega de doações e levantamentos aéreos, ampliando o alcance de operações de socorro.
A utilização dessas aeronaves em situações emergenciais certamente foi um grande ensinamento sobre como usar a tecnologia dos drones a favor da população. Quer ler o artigo completo? Acesse o nosso blog: Como o uso de drones tem viabilizado a chegada de doações para o RS?
5 Por que ter um heliponto?
Contar com um heliponto é, sem dúvida, um diferencial estratégico que oferece agilidade, segurança e exclusividade. Para empresas, permite o transporte rápido de executivos, clientes e até mesmo cargas urgentes, otimizando o tempo de descolamento. Já em casos de emergências médicas, o heliponto pode facilitar o resgate ao permitir o acesso rápido a áreas congestionadas ou distantes.
Certamente, ter um heliponto nos dias atuais é ter mais que um espaço funcional, mas um investimento que traz facilidade, segurança, status e agilidade.
Conheça todas as vantagens de ter um heliponto acessando nosso artigo completo no blog: Por que ter um heliponto?
Gostou da nossa seleção dos posts que tiveram maior destaque em 2024? Para o ano que vem aí, nosso compromisso é continuar trazendo conteúdos interessantes e de qualidade para você, que assim como nós, é um apaixonado pelo universo da aviação. Até lá, visite o blog da Flight e confira tudo o que publicamos este ano!