07 mar 5 mulheres importantes na história da aviação | Especial Dia da Mulher
A história da aviação é repleta de grandes feitos e, claro, boa parte deles alcançados por mulheres. Neste conteúdo Especial do Dia da Mulher e também da Semana Mundial da Aviação Feminina, a Flight Consultoria Aeronáutica presta a sua homenagem, trazendo as principais figuras femininas e suas realizações inspiradoras. Confira!
5 mulheres importantes na aviação
Embora a aviação ainda seja um setor predominantemente masculino, a história conta com a participação relevante de muitas mulheres, e há muito tempo. Vamos conhecer mais sobre elas e suas contribuições?
1. Elise Raymond Deroche:
Também conhecida como Raymonde Laroche (seu nome artístico como atriz), era francesa e foi a primeira mulher no mundo a conquistar a licença para pilotar aviões, e a pilotar um avião, em 1910.
Seu primeiro voo é considerado um marco na história da aviação, pois foi a primeira vez que uma mulher conduziu uma embarcação mais pesada que o ar.
Infelizmente, Laroche faleceu em 18 de Julho de 1919, em um voo em que atuou como copiloto de um avião experimental.
Laroche é tão importante para a história da aviação feminina que existe uma estátua em sua homenagem no Aeroporto de Le Bourget, na França.
Além disso, anualmente é celebrada a “Semana Mundial da Aviação Feminina”, um evento que inclui o dia 8 de Março e marca o aniversário da licença de piloto de Laroche.
2. Hèlene Dutrieu:
Destacou-se em muitas áreas até então dominadas em grande parte por homens. Adepta dos esportes, a belga foi campeã mundial em ciclismo, sendo mais rápida que atletas do sexo masculino.
Em abril de 1910, já em Paris, foi a primeira mulher a pilotar um avião com passageiros.
Além disso, foi membro da resistência contra a Segunda Guerra Mundial, se tornando uma grande inspiração e até hoje uma das figuras femininas de maior relevância na história.
3. Bessie Coleman:
A primeira mulher afro-americana e índigena a obter licença para pilotagem, em 1921. Ficou mundialmente conhecida por suas exibições aeronáuticas, com manobras que eram um verdadeiro show aéreo.
4. Amelia Earhart:
Foi outra americana que se destacou na aviação, além de ser uma defensora dos direitos das mulheres. Apesar da educação tradicional, desde cedo Amelia não aceitou as normas da sociedade da época.
Em 1932 foi a primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico, o que lhe rendeu a condecoração “The Distinguished Flying Cross”, além de se destacar por ser pioneira em viagens aéreas comerciais.
5. Maureen Dunlop:
Era argentina e filha de um voluntário da Primeira Guerra Mundial. Fez aulas de pilotagem e viu na Segunda Guerra Mundial a oportunidade de servir, tendo seu pai como exemplo.
Se alistou como piloto e foi responsável por transportes de importantes caças durante o período da Guerra. Em 1944, Maureen ficou famosa ao estampar a capa da Picture Post, revista pioneira em fotojornalismo da época.
______________
Sabemos que os obstáculos enfrentados por essas grandes aviadoras foram imensos, e que ainda hoje ainda há muitos desafios a serem superados. Que estas histórias sirvam de inspiração e abram caminho para que outras mulheres conquistem o seu espaço.
Neste Dia Internacional da Mulher, a Flight Consultoria Aeronáutica parabeniza e agradece a todas as mulheres que deixaram o seu nome na história da aviação!
________
Gostou desta publicação e quer se aprofundar no assunto? Confira as fontes que utilizamos:
Ebiografia – Mulheres Importantes da história
Mega Curioso 6 mulheres inspiradoras que foram pioneiras na aviação