26 de junho: Dia da Aviação de Busca e Salvamento – Flight
 

26 de junho: Dia da Aviação de Busca e Salvamento

26 de junho: Dia da Aviação de Busca e Salvamento

Você sabia que em 26 de junho é celebrado o Dia da Aviação de Busca e Salvamento? A data remete ao episódio ocorrido no mesmo dia, em 1967, quando durante uma operação, cinco militares foram resgatados após o desaparecimento da aeronave C-47 2068, na selva Amazônica. Desde então, neste dia são homenageados os profissionais que se dedicam a salvar vidas em missões de resgate.

 

Qual é o papel da Aviação de Busca e Salvamento no Brasil?

 

O serviço de busca e salvamento no Brasil surgiu em 1941, mesmo ano em que ocorreu a nova denominação da Força Aérea Brasileira (FAB).

Atualmente, o Serviço de Busca e Salvamento é parte integrante do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro – SISSAR, que tem como missão principal salvar vidas em situações de emergências aeronáuticas ou marítimas. 

Implementado em 2020, pela Portaria nº 106/GC3, o SISSAR possui atuação em uma área de 22 milhões de quilômetros quadrados, ocupando boa parte da Amazônia e do Oceano Atlântico nesse território.

O Sistema, que tem o DECEA como órgão principal, é responsável pela capacitação de treinamento da equipe de salvamento, além de gerenciar, normatizar, controlar e supervisionar tecnicamente os ARCC (Centros de Coordenação de Salvamento Aeronáuticos), também conhecidos como SALVAERO, que coordenam as operações de busca e salvamento até que estas sejam encerradas. O encerramento pode significar a localização dos ocupantes resgatados (com vida ou não) ou a suspensão da missão.

Atualmente, o SISSAR conta com o auxílio de diferentes tecnologias que contribuem para a sua nobre missão. Uma delas é o uso de satélites que conseguem captar sinais de baliza de emergência e que são transmitidos às antenas do Centro Brasileiro de Controle de Missão (BRMCC), que integra o Programa Internacional Cospas – Sarsat (um sistema gratuito, utilizado no mundo todo para fornecer dados de alerta e de localização precisos para as autoridades de busca e salvamento. O sistema envia os sinais de emergência transmitidos por aeronaves e embarcações em situações de perigo aos Centros de Coordenação de Salvamento, responsáveis por coordenar as operações de busca e salvamento.

Assim, a data de 26 de junho, Dia da Aviação de Busca e Salvamento, é uma forma de reconhecer a coragem e a dedicação daqueles que colocam em risco as próprias vidas para salvar o próximo. Esses profissionais exercem um papel fundamental na segurança e proteção da população, respondendo prontamente a emergências e garantindo a ajuda necessária aos que estão em perigo.

 


Gostou deste post? Fique por dentro das principais curiosidades e notícias sobre aviação acessando o blog da Flight.