22 jul 20 de julho: Aniversário de Santos Dumont
Hoje é celebrado o aniversário de Santos Dumont, mundialmente conhecido como um dos mais importantes nomes da aviação e responsável por diversas invenções que transformaram o mundo.
No dia 20 de julho de 1873, na fazenda Cabangu, em Palmira (hoje município que recebe seu nome), nasceu Alberto Santos Dumont, em Minas Gerais. Santos Dumont era o sexto filho do engenheiro francês e renomado produtor de café, Henrique Dumont e de Francisca Santos Dumont, filha do industrial e comendador Francisco de Paula Santos.
Embora Santos Dumont tenha se tornado famoso pelos seus feitos na aviação, muito antes disso ele já dava indícios de sua genialidade e criatividade, características inerentes aos grandes inventores.
Ele aspirava criar um equipamento que fosse capaz de voar e, para realizar esse feito, desde muito cedo Dumont passa a se interessar por estudos nessa área, lendo livros sobre engenharia e mecânica, além de colocar seus conhecimentos em prática consertando os equipamentos agrícolas nas fazendas do pai.
Maiores invenções de Santos Dumont
Uma das primeiras empreitadas de Santos Dumont, ainda no final do século XIX, foram os balões a gás de pequeno porte. Seu primeiro modelo, criado em 1898, recebeu o nome de Brasil e levantou voo em 04 de julho daquele ano, com 15 quilos.
O equipamento era inflado a hidrogênio e tinha formato cilíndrico. Em busca de aperfeiçoar sua criação, criou um novo balão, agora chamado Amérique, com o qual conseguiu vencer uma disputa permanecendo 23 horas no ar.
Ainda no século XIX, Dumont surgiu com um novo invento que surpreenderia o mundo todo: o dirigível Santos Dumont 6, equipado com motor a gasolina.
A terceira versão do aparelho, o N-3, levantou voo no Parque da Aerostação de Vaugiard, contornando a Torre Eiffel. O N3 representou um grande marco para a aviação, já que pela primeira vez um veículo mais pesado que o ar sobrevoava os céus com um motor de combustão interna. A invenção impulsionou pelo mundo diversas pesquisas de propulsão aérea e aerodinâmica.
Mas foi seu sexto dirigível que se tornou famoso no mundo todo. Em outubro de 1901, o equipamento com um motor de 16 HP atravessou 11 quilômetros, a 300 metros de altura, retornando ao seu ponto de partida em 29 minutos e 30 segundos, na presença de mais de 30 mil espectadores em Paris, incluindo membros do Aeroclube de Paris.
A empreitada garantiu ao inventor o recebimento de 100 mil francos do Prêmio Deutsch. Dumont doou parte do prêmio à sua equipe, que trabalhou na operação e o restante à população pobre de Paris.
As criações de Santos Dumont foram para além do seu interesse pela aviação. Em 1904, o inventor deixou mais uma marca ao criar o primeiro relógio de pulso. A invenção foi motivada, é claro, por sua rotina nos céus; por ter as mãos constantemente ocupadas em pilotar seus dirigíveis, Dumont não conseguia consultar as horas em seu habitual relógio de bolso. Assim, teve a ideia de criar um relógio com pulseira.
Essa novidade se mostrou uma ferramenta prática não apenas para aviadores e outros profissionais como redefiniu a forma como as pessoas usariam o relógio dali em diante.
O mineiro também foi responsável por projetar em 1918, em sua residência de Petrópolis, o primeiro chuveiro de água quente do Brasil, com um sistema aquecido a álcool. Porém, a invenção do chuveiro elétrico tal qual utilizamos hoje foi de um outro brasileiro, o engenheiro Francisco Canhos.
Mas, voltando à aviação, foi em 1906 que Santos Dumont atingiu seu feito máximo com a construção do 14-Bis. A aeronave foi a primeira mais pesada que o ar a conseguir decolar por seus próprios meios, sem o auxílio da velocidade dos ventos, como ocorria com os balões e sem ajuda de acessórios externos.
O feito ocorreu em Bagatelle, no centro de Paris, onde o 14-Bis sobrevoou a uma altura de 2 metros do solo e percorreu 60 metros em 7 segundos, diante de mais de mil testemunhas, colocando definitivamente o nome de Santos Dumont na história mundial.
Nosso pai da aviação desempenhou um papel crucial na história, não apenas por suas invenções técnicas que revolucionaram o mundo, mas também por sua capacidade de inovar e inspirar. Não é à toa que suas conquistas e espírito pioneiro estabeleceram as bases para a aviação moderna até os dias de hoje.
Gostou deste post? Para continuar por dentro de curiosidades e as principais notícias sobre o universo da aviação, acesse o blog da Flight.