16 curiosidades sobre helicópteros – Flight
 

16 curiosidades sobre helicópteros

16 curiosidades sobre helicópteros

16 curiosidades sobre helicópteros

Seja pela agilidade e praticidade ou para viver uma experiência diferente, a verdade é que a procura por voos de helicóptero (ou mesmo informações sobre essas aeronaves) têm aumentado a cada ano.

Então, se você é um entusiasta do assunto, a Flight Consultoria Aeronáutica trouxe 16 curiosidades para você conhecer. Aperte o cinto e acompanhe esse post até o final!

 

  1. O inventor do helicóptero: o engenheiro espanhol Juan de la Cierva criou o projeto do primeiro helicóptero funcional, em 1923.

 

  1. Funcionamento: os helicópteros usam rotores para gerar sustentação e propulsão. O rotor principal fornece sustentação e é responsável pela elevação e sustentação do helicóptero, enquanto o rotor de cauda ajuda a controlar a direção.

 

  1. Peso máximo: depende do porte e finalidade de cada aeronave, mas o peso mínimo é de 136kg e o máximo de 5,4 toneladas.

 

  1. Mais rápido do mundo: o helicóptero Eurocopter X3 atingiu uma velocidade de 487 km/h em 2013, alcançando a maior velocidade já registrada. Os dois motores rolls-Royce Turbomeca RTM322 movimentam os quatro rotores, permitindo que a aeronave alcance altitudes de 3,8km.  

 

  1. Helicóptero sem piloto: os já conhecidos drones ou veículos aéreos não tripulados (VANTs) podem ser considerados um modelo de helicóptero sem piloto. Essas aeronaves são utilizadas em diferentes aplicações, desde a entrega de mercadorias até operações militares.

 

  1. Maior helicóptero do mundo: o helicóptero russo MI-26 é o maior já construído. A aeronave é utilizada para transportar tripulantes, caminhões, tanques de guerra e até outros helicópteros e aviões

 

  1. O menor helicóptero: já o menor é o “GEN H-4”, reconhecido como o menor helicóptero em produção comercial. O modelo possui apenas um assento e pesa cerca de 70 kg.

 

  1. Número de helicópteros no Brasil: segundo o último levantamento da ABRAPHE – Associação Brasileira de Pilotos de Helicópteros, o Brasil tem atualmente cerca de 2.125 helicópteros.

Leia também:  Helicópteros e Helipontos em números no Brasil

 

  1. Um dos principais transportes em missões de resgate: os helicópteros são amplamente utilizados em operações de resgate, graças à sua capacidade de decolar e pousar em locais de difícil acesso.

 

  1. Efeito da rotação do rotor: devido à rotação do rotor, os helicópteros são afetados pelo fenômeno conhecido como “Efeito de Torque”, resultando em uma reação que tende a girar o helicóptero no sentido oposto ao do rotor principal. Para compensar isso, essas aeronaves utilizam um rotor de cauda para contrabalançar o torque.

 

  1. Primeiro helicóptero militar: o Focke-Wulf Fw 61 foi o primeiro helicóptero a ser utilizado em serviço militar, um modelo totalmente controlável, que foi empregado pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

 

  1. Transporte de cargas pesadas: helicópteros também são usados em operações de transporte pesado, podendo levantar cargas externas através de guinchos ou ganchos especiais.

 

  1. Helicóptero de ataque: existem modelos de ataque específicos, como o , que são altamente eficazes em operações militares, sendo equipados com sistemas de armas avançados.

 

  1. Primeira mulher na aviação: Elise Raymonde Deroche, foi pioneira na história da aviação feminina. A francesa foi a primeira mulher a obter licença para pilotar aviões, em 1910.

Leia também: 5 mulheres importantes na história da aviação.

 

  1. Primeiro voo humano em um helicóptero: o primeiro voo tripulado em um helicóptero ocorreu em 13 de novembro de 1907, quando o inventor francês  voou em um helicóptero não controlado.

 

  1. Versatilidade: helicópteros são amplamente utilizados para várias aplicações, incluindo transporte de passageiros, turismo, combate a incêndios, busca e salvamento, aplicação agrícola, entre outros.

Gostou deste post? Então continue por dentro de conteúdos e notícias sobre aviação no blog da Flight Consultoria Aeronáutica