COMAR

O que é o processo do COMAR (DECEA)?

Para construir ou projetar algum objeto no espaço aéreo brasileiro, seja ele um heliponto, um edifício ou uma torre, por exemplo, é preciso seguir normas técnicas definidas pelo Ministério da Aeronáutica, e estar de acordo com órgãos regulamentadores como a ANAC, o COMAR, a DECEA e o ICA, que são responsáveis por aprovar o projeto e abrir o espaço de tráfego aéreo no Brasil.


COMO FUNCIONA O PROCESSO COM A FLIGHT?

Ao realizar a construção de heliponto (ou outro OPEA), também é necessário realizar um processo para obter a liberação do DECEA. Aqui na Flight, o processo é dividido em duas etapas, o Pré-Comar (ou Análise Prévia) e o Comar Definitivo (ou Anuência Comar, Processo Comar, Aprovação de Implantação, Aprovação do SRPV, Aprovação de Gabarito de Altura). Veja abaixo como a Flight Consultoria Aeronáutica executa esses serviços.

PRÉ-COMAR

O Pré-Comar (ou Análise Prévia) é um processo no qual os especialistas da Flight analisam todos os procedimentos e documentos referentes à sua construção, a fim de identificar possíveis interferências da estrutura que será construída no espaço aéreo brasileiro. São atendidas determinações estipuladas pela Aeronáutica, como:



O Pré-Comar é um processo que deve ser executado como primeira etapa, para depois podermos solicitar o documento Comar Definitivo. Esse documento é necessário para construção de qualquer OPEA (Objeto Projetado no Espaço Aéreo), como por exemplo os descritos abaixo:

Construções Sujeitas ao DECEA:

  • Construção de Edifícios;
  • Construção de Helipontos/Heliportos;
  • Construção de Aeródromos/Aeroportos;
  • Construção de Torres para Telecomunicações;
  • Construção de Parques Eólicos (Torres de Energia Eólica);
  • Construção de Linhas de Transmissão de Energia “LT”

A Flight Consultoria Aeronáutica também presta serviços para escritórios de arquitetura, empresas de geração de energia e demais empresas interessadas em obter aproveitamento máximo em suas edificações ou verticalizações.

Vamos conversar?

COMAR DEFINITIVO

O Comar é o Comando Aéreo Regional, e possui sedes por todo território brasileiro. Junto com o COMAR, o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), subdivido em cinco órgãos, CINDACTA I, CINDACTA II, CINDCTA III, CINDACTA IV e SRPV, cada um deles com sua determinada área de jurisdição, exerce a regularização e fiscalização dos OPEA, autorizando sua construção ou reforma.

Com o relatório de Pré-Comar concluído e aprovado pelo cliente, damos entrada do requerimento junto aos órgãos responsáveis para obtenção do Comar Definitivo, documento necessário para que seu OPEA possa funcionar de forma regularizada. O prazo para solicitação de aprovação junto ao DECEA é de até 7 dias úteis. Todas as etapas do processo  são acompanhadas por nossa equipe, desde a  análise técnica até o despacho do ofício, que ocorre em aproximadamente 120 dias.

Os especialistas da Flight Consultoria estão atualizados com as normas impostas pela Aeronáutica para a montagem do seu processo acompanhando e atendendo todas etapas até a emissão do documento final o que chamamos de “Anuência ou Deferimento”.

Torre e linhas de Transmissão de Energia, exemplo de OPEA regularizado pelo COMAR Definitivo.
Torre e linhas de transmissão de energia
Estamos a sua disposição para conversar sobre seu projeto, tirar suas dúvidas, explicar com mais detalhes os nossos serviços e enviar um orçamento sob medida que atenda as suas necessidades. Clique aqui e entre em contato com a Flight!